Apresentação do Dossiê - “A Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas”

Autores

DOI:

10.46551/ees.v15n17a00

Resumo

Incursões privadas na educação brasileira, historicamente recorrentes, vêm alçando espaços cada vez mais significativos, constituindo expressivas capilaridade e vigência após a reforma do Estado brasileiro, nos anos 1990, quando intensificaram-se as propostas e ações privadas e público-privadas no âmbito das políticas públicas educacionais, de natureza e contornos cada vez mais acentuados e heterogêneos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ùrsula Adelaide Lelis, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação. Pedagoga. Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pesquisadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd-Unimontes) e do Grupo Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE-UNICAMP). Membro do Comitê Científico da Revista Educação, Escola e Sociedade (PPGE/Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Email: ursulalelis@gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/6133932943405996. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4683-4444

Maria Vieira Silva, Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. E-mail: mvieiraufu@ufu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726794592785841. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Como Citar

LELIS, Ùrsula A. .; VIEIRA SILVA, M. . Apresentação do Dossiê - “A Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas”. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 15, n. 17, p. 1–3, 2022. DOI: 10.46551/ees.v15n17a00. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/5495. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas