Parcerias público-privadas, ensino médio e ensino profissionalizante no Brasil: o caminho da privatização do currículo escolar

Autores

DOI:

10.46551/ees.v15n17a02

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Parcerias público-privadas, Ensino Médio, Ensino Profissional, Currículo

Resumo

Analisar os aspectos políticos, econômicos e sociais que perpassaram a materialização das parcerias público-privadas, na história dos Ensinos Médio e Profissional, no Brasil, de 1960 a 2020 é o objetivo deste texto. Trata-se de um estudo bibliográfico, a partir de análises críticas sobre o objeto em foco, à luz da perspectiva dialética, tendo como referência principal os estudos de Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Saviani (2008) e Nascimento (2007). Constatou-se que a responsabilidade pelos Ensinos Médio e Profissional, nesse período, foi sendo transferida para a esfera privada, reduzindo a educação para o trabalho à preparação de força de trabalho, em atendimento às demandas do setor produtivo. Por sua vez, pela via dessas parcerias, o setor empresarial determina, cada vez mais, as políticas educacionais, especialmente as que definem o currículo escolar.

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Biografia do Autor

Edirleine dos Santos Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. E-mail: santos.edileny@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5476-8934.

Úrsula Adelaide de Lélis, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Email: ursulalelis@gmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4683-4444.

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Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, E. .; ADELAIDE DE LÉLIS, Úrsula . Parcerias público-privadas, ensino médio e ensino profissionalizante no Brasil: o caminho da privatização do currículo escolar. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 15, n. 17, p. 1–27, 2022. DOI: 10.46551/ees.v15n17a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/5497. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas