Parcerias público-privadas, ensino médio e ensino profissionalizante no Brasil: o caminho da privatização do currículo escolar
DOI:
10.46551/ees.v15n17a02Palavras-chave:
Políticas públicas educacionais, Parcerias público-privadas, Ensino Médio, Ensino Profissional, CurrículoResumo
Analisar os aspectos políticos, econômicos e sociais que perpassaram a materialização das parcerias público-privadas, na história dos Ensinos Médio e Profissional, no Brasil, de 1960 a 2020 é o objetivo deste texto. Trata-se de um estudo bibliográfico, a partir de análises críticas sobre o objeto em foco, à luz da perspectiva dialética, tendo como referência principal os estudos de Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Saviani (2008) e Nascimento (2007). Constatou-se que a responsabilidade pelos Ensinos Médio e Profissional, nesse período, foi sendo transferida para a esfera privada, reduzindo a educação para o trabalho à preparação de força de trabalho, em atendimento às demandas do setor produtivo. Por sua vez, pela via dessas parcerias, o setor empresarial determina, cada vez mais, as políticas educacionais, especialmente as que definem o currículo escolar.
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