Do ingresso e presença de Quilombolas na Universidade Brasileira

Autores

DOI:

10.46551/ees.v16n18a09

Palavras-chave:

Quilombolas, Universidade, Ingresso, Permanência

Resumo

Neste artigo objetivamos contribuir com a reflexão acerca da presença e permanência de quilombolas e dos seus saberes na universidade brasileira. O trabalho resulta de um “diálogo” estabelecido com três mulheres negras quilombolas: Rosimeire, Maria das Dores e Olindina Serafim.  Os dados foram obtidos a partir da articulação entre uma fala proferida pela Rosimeire, ocorrida em uma mesa de discussão durante um Congresso Nacional de Pesquisa em Educação em julho de 2022, e duas entrevistas realizadas com Maria das Dores e Olindina Serafim em novembro de 2022. Consideramos que as reflexões trazidas pelas interlocutoras reforçam a imprescindibilidade da entrada e permanência de quilombolas na universidade, assim como dos seus saberes, reiterando indicações de Gomes (2007;2017) e Horácio (2022), entre outros, quanto à necessária atenção aos saberes dos povos e comunidades tradicionais e suas lutas.

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Biografia do Autor

Mônica Maria Teixeira Amorim, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. MG. Brasil. E-mail: monicamorimsa@hotmail.com. ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-3537-2686. 

Najla Moana Pereira Souza, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), campus Montes Claros. Minas Gerais, Brasil. E-mail: moanasouza17@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3913-0614.

Rosemeire Alves de Souza , Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Especialista em políticas públicas de gênero, raça e etnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Quilombola da comunidade de Alegre, em Januária-MG, Brasil. Professora da educação básica. rosimeire.alves.souza@educacao.mg.gov.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4121-6049.

Welington Coimbra Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), campus Montes Claros. Minas Gerais, Brasil. E-mail: wellcoimbra213@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3734-9519.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

02.12.2022

Como Citar

MARIA TEIXEIRA AMORIM, M.; MOANA PEREIRA SOUZA, N.; ALVES DE SOUZA , R.; COIMBRA FERREIRA, W. Do ingresso e presença de Quilombolas na Universidade Brasileira. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 16, n. 18, p. 1–18, 2022. DOI: 10.46551/ees.v16n18a09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6063. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — O Centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro