O livro didático no contexto da formação do licenciado em Biologia: análise de projeto pedagógico de cursos

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20art05

Palavras-chave:

Ensino de Ciência, Instrumentação para o ensino, didática

Resumo

Resumo: Esta pesquisa analisou o projeto pedagógico de cursos (PPC) de licenciatura em Biologia de instituições públicas do Nordeste para levantar a inserção do livro didático no processo de formação de professores. Assim, 36 cursos de 29 instituições de todos os estados nordestinos tiveram seu PPC analisado. O livro didático (LD) tem maior presença em 27 cursos, sendo indicado em disciplinas e nas competências do egresso. O LD só não foi identificado no PPC da UFRN, URCA e UEMA. O curso da UEFS é o único a ter uma disciplina específica sobre LD, mas no PPC do IFPI, o LD tem tratamento de destaque. Nos cursos analisados, o LD sempre aparece com seu papel facilitador da aprendizagem com textos e atividades de Ciências e Biologia, sem um caráter de cunho social na formação do cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file >. Acesso em: 17 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D>. Acesso em: 17 set. 2022.

DANTE, L.R. Livro Didático de matemática: uso ou abuso? Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 83-97, 1996.

FREITAS, Antônio Alberto da Silva Monteiro. Construção coletiva do PPC: a experiência do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 16, n. 31, p. 157 - 173, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6.ed. São Paulo, Atlas, 2017.

LEVASDOVSKI, Ana Rita. A formação inicial de professores de Biologia: uma análise crítica sobre um projeto pedagógico de curso a partir da matriz do saber. 212 f. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina.

MAGALHÃES, Altina Costa. Recursos didáticos disponíveis nas escolas públicas: limitações e dificuldades na utilização dos mesmos. Webartigos.com, publicado em 16 Fev. 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/recursos-didaticos-disponiveis-nas-escolas-publicas-limitacoes-e-dificuldades-na-utilizacao-dos-mesmos/84357. Acessado em: Nov. 2022.

OLIVEIRA, Thaís Andressa Lopes; ALVES, Fernanda Iassenck de Matos; ALMEIDA, Mônica Patrícia; DOMINGUES, Fernanda Alves Domingues; OLIVEIRA, André Luís Oliveira. Formação de Professores em Foco: Uma Análise Curricular de um Curso de Licenciatura em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 137-158, 2017.

PINHEIRO, Regiane Machado de Sousa; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira. As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e81261, 2021.

QUESADO, M. O papel dos aspectos da natureza da Ciência em livros didáticos de Ciências – uma análise textual. In: MARTINS, I.; GÔUVEA, G.; VILANOVA, R. (Org.). O livro didático de Ciências: contexto de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012. p. 91-104.

RODRIGUES, L.Z. O professor e o uso do livro didático de Biologia. 238 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ROSA, M.A. O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: Uma Revisão dos Trabalhos Publicados. Contexto& Educação, v. 32, n. 103, p. 55-86.

ROSA, M.A.; MOHR, A. Seleção e uso do livro didático: um estudo com professores de ciências na rede de ensino municipal de Florianópolis. Revista Ensaio, v. 18, n. 3, p. 97-115, 2016.

SANTOS, Cibele Mendes Curto dos. O livro didático do ensino fundamental. 2007. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

SCHMIDT, S. Os primeiros livros didáticos. Pesquisa (FAPESP), v. 305, p. 90-93.

SGNAULIN, India Mara. Seleção e uso do livro didático de Ciências por professores iniciantes e experientes, da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2012. 141 f. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.

SOBRINHO JR., João Ferreira; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22012, 2022.

VALENTE, J.A. Uso da internet em sala de aula. Educar em Revista, Curitiba, v. 19, p. 131-146, 2002.

UEFS. Universidade Estadual de Feira de Santana. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Pedagógico de Curso. 194 f. Feira de Santana: Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, 2018.

VASCONCELOS, M.C.C.; PLÁCIDO, N.S.O. O livro didático de biologia como instrumento de apoio para o entendimento da nova biologia. Cadernos de Graduação (Ciências Biológicas e da Saúde), Aracaju, v. 1, n. 16, p. 11-20, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

29.09.2023

Como Citar

PEREIRA, N. S.; SANTOS, L. H. O.; DOS SANTOS, F. de A. R. O livro didático no contexto da formação do licenciado em Biologia: análise de projeto pedagógico de cursos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–15, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6114. Acesso em: 21 nov. 2024.