Uma Proposta de leitura de Uma Escuridão Bonita, de Ondjaki, para o ensino fundamental II

Autores

  • Vera Lúcia da Rocha Maquêa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Paula Adriana Greff Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

10.46551/ees.v17n19a10

Palavras-chave:

Ficção juvenil, Leitura subjetiva, Profletras

Resumo

O estudo que apresentamos, elaborado no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Unemat/Cáceres, trata-se de uma proposta de leitura para o ensino fundamental II, com o objetivo de fomentar a prática de leitura do texto literário, tendo como objeto de trabalho a ficção juvenil Uma Escuridão Bonita (2018), de Ondjaki, cuja temática abrange a descoberta de si e o amadurecimento pessoal. Abordaremos a obra, num primeiro momento, sob a perspectiva da leitura subjetiva e, no decorrer do processo, confrontaremos as subjetividades expressas para que a interpretação não fique só na superficialidade do texto. Neste percurso, o estudante será provocado a refletir sobre o que o levou a projetar algo que não estava no texto, favorecendo assim, a formação de um leitor consciente. Por outra frente, estimularemos que o aluno submeta-se ao texto, não no sentido de deixar-se conduzir por ele, mas para vivenciar a experiência literária como um acontecimento singular e modificador.

Palavras-chave: Ficção juvenil. Leitura subjetiva. Formação do leitor.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia da Rocha Maquêa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós-doutorado em Literaturas africanas de língua portuguesa e de língua francesa pela Université Lumiere Lyon 2, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGEL e do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus Cáceres. Mato Grosso. Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

13.06.2023

Como Citar

DA ROCHA MAQUÊA, V. L.; GREFF, P. A. Uma Proposta de leitura de Uma Escuridão Bonita, de Ondjaki, para o ensino fundamental II. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6335. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar