Uma Proposta de leitura de Uma Escuridão Bonita, de Ondjaki, para o ensino fundamental II
DOI:
10.46551/ees.v17n19a10Palavras-chave:
Ficção juvenil, Leitura subjetiva, ProfletrasResumo
O estudo que apresentamos, elaborado no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Unemat/Cáceres, trata-se de uma proposta de leitura para o ensino fundamental II, com o objetivo de fomentar a prática de leitura do texto literário, tendo como objeto de trabalho a ficção juvenil Uma Escuridão Bonita (2018), de Ondjaki, cuja temática abrange a descoberta de si e o amadurecimento pessoal. Abordaremos a obra, num primeiro momento, sob a perspectiva da leitura subjetiva e, no decorrer do processo, confrontaremos as subjetividades expressas para que a interpretação não fique só na superficialidade do texto. Neste percurso, o estudante será provocado a refletir sobre o que o levou a projetar algo que não estava no texto, favorecendo assim, a formação de um leitor consciente. Por outra frente, estimularemos que o aluno submeta-se ao texto, não no sentido de deixar-se conduzir por ele, mas para vivenciar a experiência literária como um acontecimento singular e modificador.
Palavras-chave: Ficção juvenil. Leitura subjetiva. Formação do leitor.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rita de Cássia; TOPA, Francisco. África em Ondjaki: infância, espaços e vozes. Via Atlântica. São Paulo, v. 1, n. 38, p. 63-99, 2020.
COLAÇO, Cleanne Nayara Galiza. Estórias sem luz elétrica de Ondjaki: infâncias, oralidades e imaginários. 2021. 120f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) — Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira: Brasília: Diário oficial da União, 10 jan. 2003.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd, n.19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
FLECK, Gilmei Francisco (org.). Literatura infantojuvenil: desafios para o letramento literário – pesquisas e experiências no âmbito escolar. Curitiba: CRV, 2017.
FORLI, Cristina Arena; RÜCKERT, Gustavo Henrique. Literaturas africanas em língua portuguesa. Porto Alegre : SAGAH, 2017.
GERALDI, João Wanderley; FONSECA, Maria Nilma Goes. O circuito do livro e a escola. In: GERALDI, João Wanderley. (Org). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012, p. 104-112.
JOUVE, Vincent. A Leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia. (Org.). Leitura Subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al.. São Paulo: Alameda, 2013, p. 53-66.
LIMA, Renally Arruda Martins; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Literatura, Memória e Identidade: entrevista com Ondjaki. Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. 293-302, 2020.
ONDJAKI. Uma Escuridão Bonita. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia. (Org) Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013, p. 151-164.
ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. Tradução de Amaury C. Moraes et al. São Paulo: Alameda, 2013.
SANSEVERINO, Antônio Marco V. Aula de literatura: uma conversa sobre livros, uma escrita criativa. In: TAUFER, Adauto Locatelli et al. (Org). Escrita criativa e ensino: diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária. Jundiaí: Paco Editorial, 2019, p. 11-21.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. 2º ed. Goiânia: RHJ, 2009.
UMA ESCURIDÃO BONITA – Contar para lembrar. Narração de Margarida Peredo. Santiago de Cácem, Portugal. 23 abr. 2020. online (11:48m.). Publicado pelo canal oficial da Câmara Municipal de Santiago de Cacém. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_ga6dedUqtA. Acesso em: 08 mar. 2023.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.