Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado
DOI:
10.46551/ees.v19n21art01Palavras-chave:
Educação superior. , Avaliação educacional, Universidades.Resumo
Resumo: A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores, consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência, bem como dos espaços coletivos de formação docente.
Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014.
ANTUNES, C. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais. MEC/CNE, 2003.
CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F.; DOURADO, L. F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 67-83, ago. 2001.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, dez. 2003.
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011. p. 208.
CUNHA, M. I. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v. XXVII, n. 54, set./dez., 2004, p. 525-536.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação educacional em três atos [eBook]. 2. ed. São Paulo: Senac, 2017.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008.
DIAS SOBRINHO, J. Universidade em tempos ultraliberais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 02, p. 288-293, jul. 2018.
DIAS SOBRINHO, J. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 581-601, nov. 2015.
GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, maio-ago. 2009.
GIMENO SACRISTÁN, J. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 33. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014. p. 192.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 46. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019. p. 160.
LIMA, K. R. S. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 86-94, jan./jun. 2011.
LUCARELLI, E. Las prácticas inovadoras en el aula universitaria: uma mirada desde la investigación. In: ZANCHET, B. M. B. A.; GHIGGI, G. (Orgs.). Práticas inovadoras na aula universitária: possibilidades, desafios e perspectivas. São Luís: EDUFMA, 2009. p. 17-46.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2015. p.448.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MAGALHÃES, S. M. F.; GABRIELLONI, M. C.; SANNA, M. C.; BARBIERI, M. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores; Acta Paul Enferm. 2017; 30(3):247-53.
MÉNDEZ, J. M. A. A retórica da avaliação. In: MÉNDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 43-71.
PEREIRA, D. R.; FLORES, M. A. Percepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: um estudo exploratório. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 17, n. 2, p. 529-556, jul. 2012.
PEREIRA, I. D. F.; LAGES, I. Diretrizes Curriculares para a Formação de Profissionais de Saúde: Competências ou Práxis? Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 2, p. 319-338, maio/ago. 2013.
SGUISSARDI, V. O trabalho docente na educação superior no Brasil: heterogeneidade, insegurança e futuro incerto. Integración y Conocimiento, v.2, n.7, p. 142-162, 2017.
SORDI, M. R. L.; MALAVAZI, M. M. S. As duas faces da avaliação: da realidade à utopia. Revista de Educação PUC-CAMPINAS, Campinas, n. 7, p. 105-15, nov. 2004.
SORDI, M. R. L.; SANTOS, M.H.A. O lugar da avaliação das aprendizagens em uma perspectiva histórico-crítica. In: VEIGA, I.P.A; FERNANDES, R.C.A. (org.). Por uma didática da educação superior. 1.ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2020.
VASCONCELLOS, M. M. M.; SORDI, M. R. L. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 403-14, 2016.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 28. ed. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico - Campinas, SP: Papirus, 2010.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.
VILELA, N. S.; MELO, G. F.; DIAS, M. J. S. Avaliação da aprendizagem: perspectiva de professores e alunos da universidade federal de uberlândia. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 10, e019866, 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação, Escola & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.