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ouvir e falar literatura
DOI:
10.46551/ees.v17n19a06Palavras-chave:
Literatura infantil, Oralidade , Método criativoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o aporte teórico-metodológico de uma proposta de intervenção pedagógica, em andamento, no âmbito de uma pesquisa-ação do PROFLETRAS. São expostos os fundamentos teóricos dos campos de estudos sobre ensino de literatura e literatura infantil, bem como a fundamentação metodológica sobre as ações pretendidas, com ênfase para a ideia de “ouvido pensante” (AMARILHA, 2013), a fim de estruturarmos uma vivência literária marcada pelo reconhecimento da oralidade como forma preponderante e inerente ao desenvolvimento de apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (AGUIAR; BORDINI, 1988) permeado por atividades da oralidade em busca de uma relação subjetiva positiva com os textos literários. Como resultado parcial do projeto, constatamos que os estudos bibliográficos e a estruturação teórico-metodológica apontam a necessidade de se ampliar o reconhecimento da oralidade e de suas implicações no processo de formação literária de crianças em processo de alfabetização.
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Referências
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