Leitores nas séries inicias:

ouvir e falar literatura

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a06

Palavras-chave:

Literatura infantil, Oralidade , Método criativo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o aporte teórico-metodológico de uma proposta de intervenção pedagógica, em andamento, no âmbito de uma pesquisa-ação do PROFLETRAS. São expostos os fundamentos teóricos dos campos de estudos sobre ensino de literatura e literatura infantil, bem como a fundamentação metodológica sobre as ações pretendidas, com ênfase para a ideia de “ouvido pensante” (AMARILHA, 2013), a fim de estruturarmos uma vivência literária marcada pelo reconhecimento da oralidade como forma preponderante e inerente ao desenvolvimento de apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (AGUIAR; BORDINI, 1988) permeado por atividades da oralidade em busca de uma relação subjetiva positiva com os textos literários. Como resultado parcial do projeto, constatamos que os estudos bibliográficos e a estruturação teórico-metodológica apontam a necessidade de se ampliar o reconhecimento da oralidade e de suas implicações no processo de formação literária de crianças em processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Neves, Secretaria Municipal de Educação - Cornélio Procópio PR

Professora da rede municipal de educação de Cornélio Procópio - PR. Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas – educar para ler ficção na escola. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

CECCANTINI, João Luís; VALENTE, Thiago Alves; SANTOS, Geovana Gentili. Entre fadas e sacis: a literatura infantil brasileira e a tradição oral. In: BlancaAna Roig Rechou; Isabel Soto López; Marta Neira Rodríguez. (Org.). Reescrituras do conto popular (2000-2009). 1 ed. Vigo: Editora Xerais, 2010, p. 189-209.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.

FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Construindo histórias de leitura: a leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. 2009. 456 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Assis. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/94050> Acesso em: 26 mai. 2023.

JOVER-FALEIROS, Rita. Leitores que perdemos pelo caminho – os perfis de leitor de literatura: do aluno-leitor ao professor-leitor. In: FAILLA, Zoara. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. p.66-77. Montes Claros (MG), Brasil v. 17, n. 19, p. 1-17, 2023

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura crítica da literatura infantil. Itinerários, Araraquara, n. 17, p. 179-187, 2001.

SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idmea. O encantamento das crianças pelos livros e pela leitura nas famílias e nas escolas: letramento emergente e alfabetização. In: FAILLA, Zoara. (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. p.78-89.

SILVESTRE, Penha Lucilda de Souza; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Literatura Juvenil Brasileira: a produção poética de Ricardo Azevedo. Via Atlântica, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 97-114, 2014. DOI: 10.11606/va.v0i26.84290. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/84290 Acesso em: 14 abr. 2023.

STORTO, Letícia Jovelina; BRATI, Beth. Ensino de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua portuguesa. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 62, p.1-25, e020015, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346125672_Ensino_de_generos_discursivos_orais_em_livros_didaticos_de_lingua_portuguesa#:~:text=O%20objetivo%20deste%20artigo%20é%20analisar%20o%20trabalho,são%20direcionadas%20as%20atividades%20de%20produção%20textual%20oral Acesso em: 26 mai. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

12.06.2023

Como Citar

ALVES VALENTE, T.; FERREIRA NEVES, V. Leitores nas séries inicias: : ouvir e falar literatura. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6464. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar