Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20a03

Palavras-chave:

Concordância verbal, Atividades epilinguísticas, Ensino de gramática

Resumo

Resumo: Este texto discute a educação sob a perspectiva bilíngue inclusiva para estudantes surdos e tem como foco os estudos que promovem reflexões teóricas e práticas, elucidando o seguinte questionamento: Como desenvolver o ensino da língua portuguesa, em sua modalidade escrita, para estudantes surdos em contexto inclusivo bilíngue? Apresentamos, assim, exemplificações de possibilidades pedagógicas, a partir da experiência de Souza (2023) enquanto professora regente e intérprete de língua de sinais, por longos anos, na rede estadual de Minas Gerais. As discussões delineadas consideram os postulados defendidos por autores renomados, entre os quais estão Bakhtin (2006), Faria-Nascimento et al. (2021), Marcuschi (2008), Quadros (2017), Rojo e Moura (2019) e Santaella(2012), além das legislações vigentes, que orientam o ensino bilíngue no Brasil. Pelas considerações realizadas, ratificamos que há possibilidades para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para surdosem classe inclusiva, desde que sejam consideradas as suas especificidades linguísticas.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Viana Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2015). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Letras (2019) pela mesma universidade, estudando, principalmente, sobre o ensino de gramática na educação básica à luz da Pedagogia da Variação e da Gramática Contextualizada. É Doutorando em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para a qual contribuiu, ainda, como elaborador de material didático e formador de pares.

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, atualmente realizando estágio pós-doutoral na mesma instituição. Professor adjunto K do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Membro do Grupo Protexto. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de Linguística Textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

25.08.2023

Como Citar

VIANA LOPES, G. H.; CUSTÓDIO FILHO, V. Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6465. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar