Prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental: abordagem da storytelling como recurso
abordagem da storytelling como recurso
DOI:
10.46551/ees.v17n19a09Palavras-chave:
Análise linguística, Semiótica , Multiletramentos, Storytelling, EnsinoResumo
Com o intuito apresentar uma pesquisa-ação, realizada no âmbito do PROFLETRAS, e apontar para formas de integração entre a prática de análise linguística e semiótica em ações didáticas de produção de textos multimodais, esta pesquisa assumiu a hipótese de que a abordagem de elementos linguísticos e semióticos prototípicos de gênero textual e/ou de seus recursos pode auxiliar no aprendizado da língua (SOUZA, 2021). Sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) e da análise linguística (MENDONÇA, 2006; 2007), foram realizadas ações que visavam formar usuários reflexivos e críticos quanto ao uso da língua e das linguagens. Pautada em princípios da sequência didática (COSTA-HUBES; SIMIONI, 2014), a exploração do recurso da storytelling em publicidades e propagandas, durante a ação didática, revelou progresso dos estudantes quanto ao reconhecimento e ao uso de mecanismos de produção de textos multimodais, apontando para o êxito da perspectiva e da metodologia empregadas.
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