Instituições Educacionais e Educação não institucionalizada: relações para transformação das instituições
DOI:
10.46551/ees.v18n20art04Palavras-chave:
Instituições educacionais, Educação não institucionalizada, Movimentos sociaisResumo
Resumo: Este texto discute a educação não formal como elemento gerador de aprendizagens situadas para além da escola. Considera as relações entre instituições educacionais e educação não institucionalizada como de complementariedade, não antagonismo. Aponta, especificamente, para um tipo de pedagogia que pulsa em ONGs, movimentos sociais, associações de moradores, entre outros grupos que constituem espaços que se organizam em torno de lutas sociais, no sentido político do termo, proporcionando aprendizagens sobre a organização da sociedade e sobre seu próprio grupo. O texto conclui apontando que a maternagem de mentes proporciona autonomia e reconhecimento do eu no coletivo.
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Referências
COLLINS, Patricia Hiil. Pensamento feminista negro: consciência, conhecimento e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
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