A importância da rigorosidade formativa e da metodologia ativa no processo de constituição humana
DOI:
10.46551/ees.v20n22art07Palavras-chave:
Educação, Práxis Pedagógica, Ensino, AprendizagemResumo
O presente ensaio pretende apontar caminhos educacionais que possibilitem aos professores e aos estudantes reflexão e ação transformadora tanto na dinâmica educativa quanto nas sociedades. Tem-se como problema de investigação: Qual o papel da rigorosidade formativa para a formação humana? Qual o sentido da metodologia ativa como perspectiva de inovação e formação autêntica dos sujeitos? É possível tratar de rigorosidade formativa através da metodologia ativa? O objetivo da pesquisa consiste em analisar o papel do espaço educativo e seu potencial no desenvolvimento de processos promotores de reflexão, criatividade e inovação. Realiza-se metodologicamente uma revisão de literatura com o intuito de abrir horizontes investigativos sobre as perspectivas educativas da atualidade. Compreende-se que a rigorosidade é essencial no processo de ensino e aprendizagem, podendo ser potencializada a partir da metodologia ativa, que coloca o estudante como agente ativo na construção de conhecimento e, propriamente no desenvolvimento da sua condição humana no mundo.
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