Avaliação diagnóstica por rubrica: uma abordagem para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos
Os conceitos de uma avaliação educacional
DOI:
10.46551/ees.v19n21art05Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica, Avaliação Educacional, Rubrica, Instrumentos AvaliativosResumo
Resumo: O presente artigo, de forma sistemática, traz uma revisão bibliográfica sobre a avaliação educacional dentro da perspectiva da avaliação diagnóstica, apresentada por meio da descrição sobre o conceito de avaliação, a demonstração de um instrumento avaliativo da rubrica e exemplifica a importante contribuição de um instrumento fidedigno para a averiguação de aprendizagens consolidadas e deficitárias. O estudo mostra diferentes autores que contribuem teoricamente para a elucidação da temática e para uma reflexão equitativa sobre a avaliação educacional. É esperado que o instrumento avaliativo de rubrica seja um ganho de instrumentalização para o educador, versando sobre a verificação dos conteúdos trabalhados e sobre as análises acerca de como o estudante encontra-se em relação à sua proficiência e, com isso, possa auxiliar no feedback aos alunos, a fim de identificar e corrigir rotas para uma melhoria educacional.
Palavras-chave: Avaliação Diagnóstica. Avaliação Educacional. Rubrica. Instrumentos Avaliativos.
Downloads
Referências
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BIAGIOTTI, L. C. M. Avaliação em EAD: procedimentos de avaliação educacional em cursos de longa distância da Marinha do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Pedagógicas) – Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 2004.
DELORS, Jacques et al. Os quatro pilares da educação. Educação: um tesouro a descobrir, [s. l.], v. 4, p. 89-101, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª.ed. São Paulo: Atlas S/A.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Editora Ática SP, 2008.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 10 ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2018.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito & desafio: uma perspectiva construtivista.
Porto Alegre: Mediação, 1991.
LUCKESI, Cipriano. Entrevista sobre Avaliação da aprendizagem, concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21/07/00. Jornal do Brasil, 21 jul. 2000. Disponível em: http://luckesi.blogspot.com/2016/01/101-entrevista-sobre-avaliacao.html Acesso em: 01 maio, 2023.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUDKE, M. O Trabalho com Projetos e a Avaliação na Educação Básica. In: ESTEBAN, M.T.; HOFFMANN, J.; SILVA, J.F. (Org.). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas. Porto Alegre: Mediação, 2003, p.67-80.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Artmed: Porto Alegre, 2009.
SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMES, A. I. Péres. Compreender e transformar o ensino trad. Ernani F. da. Fonseca Rosa - 4. ed. 1998.
SCRIVEN, M. The methodology of evolution. In: STAKE, R. E. (Ed.) Curriculum Evolution. Chicago: Rand Macnally. 1967.
STUFFEBEAM, D. L. et al. Educational Evolution and decision making. Itasca, Illionois:F. E, Peacecock, 1971.
TYLER, R. W. General statement on evaluation. Journal of Educational Research, 1942.
VIANNA, Heraldo Marelim. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.