Elementos da avaliação diagnóstica, formativa e somativa no trabalho didático com Resolução de Problemas

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art10

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Avaliação, Funções

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado que analisou como se constitui o processo de avaliação a partir da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Este texto aborda a integração da avaliação a partir da implementação dessa metodologia no ensino das funções definidas por várias sentenças. Considerando essa interação implementamos uma proposta didática com alunos da segunda série do Ensino Médio. Os métodos utilizados nesse estudo qualitativo foram a pesquisa participante e a análise documental, os dados foram gravados em diversas fontes e as descrições das atividades registradas em diário de campo. A partir da aplicação dessa proposta e da análise dos dados, verificou-se a integração da avaliação diagnóstica, formativa e somativa em diversas etapas do trabalho através da Resolução de Problemas, que contribuiu para a aprendizagem e a construção do conhecimento em um ambiente democrático e colaborativo.

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Publicado

22.07.2024

Como Citar

GONÇALVES, R.; GOMES ALLEVATO, N. S. Elementos da avaliação diagnóstica, formativa e somativa no trabalho didático com Resolução de Problemas. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–25, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7237. Acesso em: 21 nov. 2024.