Avaliação da Aprendizagem no Ensino por Investigação

análise de sequências de atividades

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art08

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Avaliação, Alfabetização Científica

Resumo

Este trabalho abrange a avaliação na perspectiva formativa, tendo como proposta o Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais. O objetivo geral foi discutir as possibilidades avaliativas presentes em uma atividade que faz parte de um conjunto sequenciado de atividades. Dessa forma, o texto ressalta a importância de uma avaliação menos classificatória, vexatória, reducionista e burocrática e abre possibilidades para que se faça uma avaliação na perspectiva da aprendizagem, visando à Alfabetização Científica dos sujeitos. A avaliação para a aprendizagem no Ensino por Investigação possibilita o desenvolvimento integral dos sujeitos, sem dissociar os conhecimentos conceituais, procedimentais, as relações pessoais e as características éticas, morais e sociais dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. E; VILCHES, A.

(Org.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, São Paulo, Cortez, 2005.

CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de

Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino

investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação:

Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DELIZOICOV, D. P.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de

ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p.

DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series, 1938.

HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001

HOFFMANN, J. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre:

Mediação, 1998.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e posições. 3.ed. São

Paulo: Cortez, 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo:

Cortez, 2011.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas

lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no

Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações

em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do

professor. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala

de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 40-61.

SCARPA, D L.; SILVA, M. B. A Biologia e o ensino de Ciências por investigação:

dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Ciências

por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage

Learning, 2016.

SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G; GOMES, A. I. P.

Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, p.295-351. 1998.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.

Currículo Digital da Cidade de São Paulo – SME/COPED, 2019. Disponível em:

https://curriculo.sme.prefeitura.sp.gov.br/atividade/vibrando-com-o-som/identificandoos-diferentes-sons

SOUZA, Emily Bomfim; KIM, Sônia Cha. Ensino de Ciências por investigações: uma

sequência didática para o Ensino Fundamental I. Revista Educação Pública, v. 21, nº 6,

de fevereiro de 2021. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/ensino-de-ciencias-porinvestigacoes-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-fundamental-i

Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2024

Como Citar

GONÇALVES, R. da S.; MACIEL, M. D. Avaliação da Aprendizagem no Ensino por Investigação: análise de sequências de atividades. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–11, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art08. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7259. Acesso em: 21 nov. 2024.