Aprendizagem Baseada em Equipes aplicada em Astronomia no 8° Ano do Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/ees.v19n21art11Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Equipes, Ensino de Astronomia, Avaliação FormativaResumo
O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta pedagógica utilizando a
Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), como metodologia, para o ensino dos
conceitos de Astronomia propostos na Unidade Temática Terra e Universo previstos na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 8° ano do Ensino Fundamental anos
finais, que envolve os objetos de conhecimento Sol, Terra e Lua, de modo a utilizá-la,
posteriormente como um recurso em sala de aula. A revisão bibliográfica leva em conta
as potencialidades do uso das metodologias ativas e das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
Consideramos, ainda, a estrutura da ABE e a avaliação formativa como indicador de
aprendizagem, já que a proposta pedagógica pretende articular a ABE com o tema Terra
e Universo, investigando a importância da autoavaliação e da heteroavaliação como
norteadores nesse processo.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de
estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CORTIANO, S. A. M.; MENEZES, G. G. Metodologias ativas de ensino utilizadas nas
diversas áreas do conhecimento: uma revisão sistemática da literatura. Ensino e
Tecnologia em Revista, v. 4, n. 1, p. 1-20, 2020
JUSTINIANO, A.; BRESSAN, P. A.; SILVA, E. M.; MORAES, L. D.; BOTELHO, R.
Astro3D: um simulador do movimento de corpos celestes. Revista Brasileira de Ensino
de Física, v. 39, 2017.
KRUG, R R.; VIEIRA, M. S. M.; MACIEL, M. V. A.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F.
C. F.; KOCH, M. C.; GROSSEMAN, S. O “bê-á-bá” da aprendizagem baseada em
equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 602-610, 2016.
LIMA, L.; COSME, A. Ensinar, aprender e avaliar como processos integrados na
produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de Resolução de Problemas.
MOTA, A. R; ROSA, C. T. W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e
propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B.
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de
Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016
PINHEIRO, I. L.; SOUSA, R. A.; OLIVEIRA, L. D. O ensino de astronomia por meio
de metodologias ativas com enfoque no desenvolvimento de autonomia crítica dos
alunos. Atas do VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017, Brasil., 2017.
SILVA, R. S. Um estudo de caso acerca do Ensino de Astronomia com foco na
Aprendizagem Significativa. Latin-American Journal of Physics Education, v. 9, n. 2, p.
, 2015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.