Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado

Autores

  • Regina de Souza Alves Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas
  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

10.46551/ees.v18n20art11

Palavras-chave:

Educação superior, Avaliação educacional, Universidades

Resumo

Resumo: A avaliação da aprendizagem vem se configurando como um desafio para professores, alunos e gestão, pois, assim como a educação, não se trata de uma ação neutra, mas, ao contrário, está impregnada de sentidos, interesses e valores, consubstanciada em uma visão de ser humano, de mundo e de sociedade que a fundamente. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem está localizada em um cenário de múltiplas dimensões (política, pedagógica, social e econômica), havendo diferentes intencionalidades que podem afastá-la do objetivo de contribuir para a efetiva aprendizagem e a formação humana, tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e digna. Este artigo apresenta uma sistematização de concepções que podem contribuir para a compreensão do processo de avaliação na educação superior como um desafio, com a intenção de fortalecer a perspectiva emancipadora da educação e a necessidade da construção de projetos pedagógicos como instrumentos de resistência, bem como dos espaços coletivos de formação docente.

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Arquivos adicionais

Publicado

22.12.2023

Como Citar

DE SOUZA ALVES, R.; MENDONÇA DE MORAES, S. H.; KATIA CORRÊA, A. Avaliação da aprendizagem na educação superior: um desafio a ser enfrentado. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art11. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7323. Acesso em: 23 nov. 2024.

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