A formação do professor na contemporaneidade: rumos atuais sob a Resolução CNE/CP nº 02/2019

Autores

  • Renan Bandeirante Araújo Universidade Estadual do Paraná

DOI:

10.46551/ees.v20n22art06

Palavras-chave:

Contemporaneidade neoliberal, Formação de professores, BNC-Formação (2019)

Resumo

O presente artigo desenvolve uma reflexão crítica acerca da formação docente na contemporaneidade neoliberal. Analisa, numa breve perspectiva histórica, a função do professor no processo de ensino, conforme a Resolução CNE/CP nº 02/2019. Para esse fim, referenciado no método de investigação materialista-dialético, recorre-se a fontes documentais e bibliográfica. Em breve síntese, o artigo analisa o papel reservado ao professor no processo educativo, considerada as determinações políticos/educacionais matizadas pelas novas Diretrizes para a Formação de Professores, pois tem-se como premissa que a BNC-Formação (2019) privilegia uma formação de cunho tecnicista cujo pragmatismo visa responder às demandas do atual mercado de emprego precarizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Antonia Costa; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; CABRAL,

Maria da Conceição Rosa. Política de formação de professores e professoras no

brasil: o programa residência pedagógica na região norte. Revista de educação,

linguagem e literatura. Dossiê Políticas de Educação Superior: tendências e

perspectivas, v. 13, 2021. Disponível em:

<https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/12236>. Acesso em: 20 nov.

BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdés.

Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista

HISTEDBR On-line, v. 11, n. 42, p. 94-112, 2011. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639868/7431

Acesso em: 19 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução

CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a

Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica

(BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2/2015, aprovado em 9 de junho de 2015 – Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do

Magistério da Educação Básica. Brasília: CNE, 2015a.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 7 de janeiro de 2015 – Institui Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de

Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências. Brasília: CNE, 2015b.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 3 de outubro de 2018 – Altera o Art. 22 da

Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação

pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação

continuada. Brasília: CNE, 2018b.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de julho de 2019 – Altera o Art. 22 da

Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares

Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de

formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a

formação continuada. Brasília: CNE, 2019c.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 – Dispõe sobre as

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da

Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de

Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: CNE, 2020b.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Seção 1, p. 1.

CAETANO, Maria Raquel. Lógica privada na educação pública, redes globais e a

formação de professores (Private logic in public education, global networks and

teacher training). Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 120-131, 2018.

Disponível em:

<https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2109/674>. Acesso em:

de dez. 2023.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.

Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-

/2SF/Claudio/5Pesquisas_em_Ciencias_Humanas_Sociais.pdf>. Acesso em: 12 de

dez. 2024.

FARIAS, Isabel Maria Sabino. O discurso curricular da proposta para BNC da

formação de professores da educação básica. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 155-

, 2019. Disponível em:

<https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/961/pdf>. Acesso em 15 de

jan. 2024.

FERREIRA, Alexandre de Oliveira. Formação docente no Brasil: elementos de

tensão e disputa nas políticas educacionais. 2020. 188f. Tese (Doutorado em

Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas,

Disponível em:

<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pes

quisa_-_antonio_carlos_gil.pdf>. Acesso em: 17 de jan. 2024.

HOBOLD, Márcia Souza. FARIAS, Isabel Maria Sabino. Didática e formação de

professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das

DCNs. Revista Cocar, n. 8, p. 102-125, 2020. Disponível em:

<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050/1333>. Acesso em: 20

dez. 2023

PEREIRA, Jennifer Nascimento; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o

educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-revista de educação, n. 10, p.

-90, 2019. Disponível em:

<https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804>. Acesso em: 08

de jan. 2024.

SILVA, Kátia Augusta; PINHEIRO, Cordeiro Curado. Formação de professores na

Base Nacional Comum Curricular. Diálogos críticos, v. 2, p. 102-122, 2020.

Disponível em: <https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_03.html>.

Acesso em: 03 de nov. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nivaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a

pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Disponível em:

<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4233509/mod_resource/content/0/TrivinosIntroducao-Pesquisa-em_Ciencias-Sociais.pdf>. Acesso em: 22 de nov. 2023

Arquivos adicionais

Publicado

02.11.2024

Como Citar

ARAÚJO, R. B. A formação do professor na contemporaneidade: rumos atuais sob a Resolução CNE/CP nº 02/2019. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–17, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7459. Acesso em: 21 nov. 2024.