Indústria cultural e Educação: a música como ferramenta para o ensino de História

Autores

  • César Henrique de Queiroz Porto Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Vanessa Durães Prudêncio Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo apresentar uma discussão a respeito das expressões culturais de massa, sobretudo a música, e, ao mesmo tempo, sugerir uma análise histórica e social de tais expressões, visando, principalmente, utilizá-las como recurso extra-didático para o ensino de História em sala de aula. Para isso, fazemos, inicialmente, uma análise em torno das teorias da indústria cultural, enfatizando a indústria fonográfica no Brasil após a década de 1960. Após o entendimento das diferentes vertentes que discutem a indústria cultural, discorremos acerca de algumas produções musicais brasileiras que podem servir como fonte de entendimento de determinados conteúdos referentes à disciplina História e sua aplicação em sala de aula para demonstrar que é possível aproximar os conteúdos ministrados com o cotidiano e a realidade dos alunos.

Palavras-chave: Educação. História. Música. Indústria cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

ALVES, Luciano Carneiro. Flores no Deserto - A Legião Urbana em seu próprio tempo. Uberlândia: UFU, 2002. (Dissertação de Mestrado)

ASSAD, Simone. Renato Russo de A a Z. As idéias do líder da Legião Urbana. Campo Grande, MS: Letra Livre, 2000.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CALDAS, Waldenyr. Cultura de massa e política de comunicações. São Paulo: Global, 1986.

CHAUVEAU, Agnès; TÉTART, Philippe (Org.). Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural? São Paulo: Brasiliense, 1980.

CONVERSAÇÕES com Renato Russo. Campo Grande, MS. Letra Livre.

DAPIEVE, Arthur. Renato Russo, o Trovador Solitário. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 6 Ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll: uma história social. São Paulo: Record, 2008.

FURTADO, João Pinto. A música popular brasileira dos anos 60 aos 90: apontamentos para o estudo das relações entre linguagens e práticas sociais. In: Pós-história. São Paulo: Assis-SP, 1997.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: Breve século (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

MARCHETTI, Paulo. O diário da turma 1976-1986. A história do rock de Brasília. São Paulo: Conrad, 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Como Citar

HENRIQUE DE QUEIROZ PORTO, C. .; DURÃES PRUDÊNCIO, V. . Indústria cultural e Educação: a música como ferramenta para o ensino de História. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 7–29, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/95. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos