EDITORIAL
Atualmente entendemos que não há como negar a importância dos meios tecnológicos em nossas vidas na contemporaneidade. Mas este entusiasmo com a tecnologia precisa ser cuidadosamente conjeturado, especialmente no meio em que estamos inseridos.
É função dos pesquisadores distanciar-se daquilo que está posto, não para negá-lo, mas sim para ajudar a explicitar o conjunto de determinações, interesses e valores que circundam o processo de exposição técnica da informação/comunicação, analisando seus conflitos, identificando incoerências, limites e lacunas, explorando outras formas de significação.
Significação esta que possa ser utilizada na transformação dos sentidos sociais. Portanto, nada impede que o da tecnologia e a divulgação do conhecimento e da informação, sejam permitidos a partir da autonomia de acesso e de apropriação, de forma a se transforme em ferramentas de resistência e de cidadania, para a construção do novo, do diverso com responsabilidade.
A Educação Física, Esporte e Lazer, assim como as demais esferas da sociedade, também estão lidando com esses condicionantes, seja na formação profissional, no trabalho profissional, nas políticas públicas, na documentação e informação, na pesquisa.
Assim em meio a novos desafios e perspectivas a RENEF (Revista Eletrônica Nacional de Educação Física), apresenta mais uma edição, com intuito de contribuir de forma positiva nestas transformações.
Os editores
Amário Lessa Júnior
Geraldo Magela Durães