CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS
CONTRIBUTIONS OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE MOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN
APORTES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL DESARROLLO MOTRIZ DE LOS NIÑOS
Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.
Email: irisneiderodrigues91@gmail.com
Alexandre Alves Caribé da Cunha
Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.
Email: alexandrecaribe@yahoo.com.br
Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.
Email: josaria_ferraz@hotmail.com
Data de Submissão: 02/06/2022 Data de Publicação: 01/10/2022
Como citar: SILVA , I .R.; CUNHA, A. A. C.; AMARAL J. F. Contribuições da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 5, n. 7, set. 2022.
RESUMO
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. Revisar a literatura sobre as contribuições da Educação Física escolar no desenvolvimento motor de crianças. A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados nas bases de dados eletrônicas como Scielo e Lilacs e no Google Acadêmico. Para tanto, foram utilizados, de forma combinada os seguintes descritores: educação física, motricidade, desenvolvimento. Foi realizada uma busca eletrônica em torno de 25 artigos. Que após revisão foram excluídos 10 artigos, consequentemente 15 artigos foram utilizados nesta revisão. A contribuição deste estudo é mostrar a importância de resgatar o lúdico na escola, e tê-lo como ferramenta de ensino para o desempenho integral dos alunos, que os professores e educadores atuantes na área da Educação Física, contemplam a criança como um ser em desenvolvimento que tenha o lúdico como parte do processo de aprendizado.
Palavras-chave: Educação Física. Motricidade. Desenvolvimento motor.
ABSTRACT
Introduction: Motor development is the process of change in behavior, related to age, both in posture and in the child's movement. It is a process of complex and interconnected alterations in which all aspects of growth and maturation of the organism's apparatus and systems participate. Objective: To review the literature on the contributions of school Physical Education in children's motor development. Methodology: The bibliographic search consisted of researching articles published in electronic databases such as Scielo and Lilacs and in Google Scholar. For that, the following descriptors were used in a combined way: physical education, motor skills, development. Results: An electronic search was performed around 25 articles. That after review 10 articles were excluded, consequently 15 articles were used in this review. Conclusion: The contribution of this study is to show the importance of rescuing the playful at school and having it as a teaching tool for the integral performance of students, that teachers and educators working in the area of Physical Education, contemplate the child as a being in development that has play as part of the learning process.
Keywords: Physical Education. Motricity. Development.
RESUMEN
Introducción: El desarrollo motor es el proceso de cambio de comportamiento, relacionado con la edad, tanto en la postura como en el movimiento del niño. Es un proceso de alteraciones complejas e interconectadas en el que participan todos los aspectos del crecimiento y maduración de los aparatos y sistemas del organismo. Objetivo: Revisar la literatura sobre las contribuciones de la Educación Física escolar en el desarrollo motor de los niños. Metodología: La búsqueda bibliográfica consistió en investigar artículos publicados en bases de datos electrónicas como Scielo y Lilacs y en Google Scholar. Para ello, se utilizaron de forma combinada los siguientes descriptores: educación física, motricidad, desarrollo. Resultados: Se realizó una búsqueda electrónica de alrededor de 25 artículos. Que después de la revisión se excluyeron 10 artículos, en consecuencia, se utilizaron 15 artículos en esta revisión. Conclusión: El aporte de este estudio es mostrar la importancia de rescatar la lúdica en la escuela, y tenerla como herramienta didáctica para el desempeño integral de los estudiantes, que los docentes y educadores que actúan en el área de Educación Física, contemplen al niño. como un ser en desarrollo que tiene al juego como parte del proceso de aprendizaje.
Palavras-chave: Educación Física. motricidad. Desarrollo.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. O desenvolvimento é um processo contínuo, iniciando na concepção e termina com a morte. Ele inclui todos os aspectos do comportamento do homem (GALLAHUE; OZMUN, 2003, p. 6).
Já à infância é entendida como um período de grande importância para o desenvolvimento motor, sobretudo porque é nesta fase que ocorrem o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, que servirão de base para o desenvolvimento das habilidades especializadas que o indivíduo utilizará nas suas atividades cotidianas, de lazer ou esportivas (GALLAHUE; OZMUN, 2003, 232).
Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão; brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha; cantar músicas infantis e ler histórias, proporcionado um boa relação pais-bebês.
O desempenho motor na infância se caracteriza pela aquisição de habilidades motoras, possibilitando assim que a criança tenha um amplo domínio de seu corpo em posições posturais, em locomoção e manipulação de objetos e instrumentos. A coordenação motora estuda as mudanças qualitativas e quantitativas das ações motoras do ser humano no decorrer da vida. (SANTOS; DANTAS; OLIVEIRA, 2004).
Toda criança gosta de correr, pular, saltar, enfim, praticar esportes e atividades físicas. Nestas atividades em que a criança se diverte, ela também melhora sua qualidade de vida (BORTONI; BOJIKIAN, 2007). A melhora das capacidades físicas com a prática do esporte é benéfica ou maléfica (ALVES; LIMA, 2008).
Segundo Alves; Lima 2008 os malefícios da atividade física são tão importantes quanto os benefícios, final, se feito de forma inadequada, atrapalha o crescimento e o desenvolvimento natural da criança, além de traumas e fraturas. Por outro lado, as melhoras a prevenção da obesidade e incremento da massa óssea, e se feito corretamente, ajudam também o crescimento e desenvolvimento da criança.
O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre as contribuições da Educação Física escolar no desenvolvimento motor de crianças.
METODOLOGIA
O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, uma vez que Ludke e André (1986) aponta alguns pontos principais para sua execução, uma delas é o “...contato direto do pesquisador e a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto...”, assim esta opção facilita a interpretação e a descrição da realidade investigada, uma vez que possui um caráter reflexivo na apuração de dados, podendo usar recursos, para fixar a amostra, de acordo com o entender do investigador, fazendo uso da metodologia simples de cunho exploratório.
A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados nas bases de dados eletrônicas: Scielo e Lilacs e no Google Scholar. Para tanto, foram utilizados, de forma combinada, os seguintes descritores: Educação física; Motricidade e Desenvolvimento.
RESULTADOS
Foi realizada uma busca eletrônica em torno de 25 artigos. Que após revisão foram excluídos 10 artigos, consequentemente 04 artigos foram utilizados nessa revisão. Apresentamos aqui as principais características na quadro 1.
Quadro 1 - Características gerais dos estudos selecionados
AUTOR (ANO) |
OBJETIVO |
AMOSTRA |
PRINCIPAIS RESULTADOS |
ANDRADE, Alexandro;LUFT, Caroline di Bernardi; ROLIM, Martina K. S. B. 2004 |
Refletir acerca da importância das aulas de Educação física no Ensino Fundamental I. |
Professores e alunos de escolas da rede pública de ensino |
Os jogos e brincadeiras devem fazem parte do cotidiano infantil. A ludicidade facilita os relacionamentos interpessoais, a criatividade, propicia a aprendizagem de forma dinâmica e proporciona um ambiente agradável e amigável para criança. |
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. 2003 |
Observar a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento motor das crianças; |
Alunos de escolas da rede pública de ensino |
Consegue-se observar como o indivíduo usa da sua capacidade motora com estímulos de velocidade e agilidade. A coordenação motora é muito estimulada na infância. |
OLIVEIRA, Octávio R. F.; OLIVEIRA, Kátia C. C. F. 2006 |
Verificar o desenvolvimento da agilidade nos alunos do I Ciclo do Ensino Fundamental. |
Crianças de escolas da rede pública de ensino. |
Muitas pessoas não conseguem realizar algumas atividades ditas como simples, não por falta de força ou resistência, mas sim por falta de coordenação. Atividades rítmicas como dança, ou atividades de consciência corporal estimulam o desenvolvimento da coordenação. |
XAVIER, Juliana. 2018 |
Analisar o desenvolvimento de funções motoras na infância no ambiente escolar. |
Crianças de escolas da rede pública de ensino |
Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, visto que as características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre ela e o ambiente que a circunda. Mesmo assim, existem características particulares que permitem uma avaliação grosseira do nível e da qualidade do desempenho infantil. |
Fonte: próprio autor
DISCUSSÃO
Foi observado que o desenvolvimento motor está ligado às áreas cognitivas e afetivas do procedimento humano e que sua importância nunca deve ser minimizada ou considerada como secundária, especialmente em relação a outras áreas do desenvolvimento. O trabalho da Educação Física nas séries iniciais é de extrema importância, pois proporciona aos alunos terem, desde cedo, a chance de desenvolver suas habilidades corporais, envolvendo-se com atividades culturais, jogos e outras atividades. Desta forma, o presente estudo evidenciou a forte relevância da Educação Física para o desenvolvimento motor da criança durante a educação infantil e no Ensino fundamental I, pois as aulas desta matéria têm um papel fundamental no progresso motor e intelectual dos alunos, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras.
O método de pesquisa utilizado será a bibliográfica e qualitativa, conforme a classificação proposta por Gil (2012, p. 29) a pesquisa bibliográfica “é elaborada com base em material já publicado” visando criar um embasamento teórico para a discussão sobre a importância. A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados nas bases de dados eletrônicas: Scielo e Lilacs e no Google Scholar. Para tanto, foram utilizados, de forma combinada, os seguintes descritores: Educação física; Motricidade. Desenvolvimento motor.
Para a realização desta pesquisa foi feito um levantamento minucioso de pesquisas existente sobre o tema, buscando uma melhor compreensão da realidade, levando em consideração as possibilidades de aprendizagem física fora do contexto escolar.
Ao refletirmos acerca da importância das aulas de Educação física no Ensino Fundamental I, a pesquisa vai de encontro as anotações de Andrade, Luft e Rolim (2004), onde afirmam que os jogos e brincadeiras devem fazem parte do cotidiano infantil. A ludicidade facilita os relacionamentos interpessoais, a criatividade, propicia a aprendizagem de forma dinâmica e proporciona um ambiente agradável e amigável para criança.
Observando a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento motor das crianças, Gallahue e Ozmun (2003) Consegue-se observar como o indivíduo usa da sua capacidade motora com estímulos de velocidade e agilidade. A coordenação motora é muito estimulada na infância.
Para verificar o desenvolvimento da agilidade nos alunos do I Ciclo do Ensino Fundamental, Oliveira (2003) afirma que muitas pessoas não conseguem realizar algumas atividades ditas como simples, não por falta de força ou resistência, mas sim por falta de coordenação. Atividades rítmicas como dança, ou atividades de consciência corporal estimulam o desenvolvimento da coordenação.
Ao analisar o desenvolvimento de funções motoras na infância no ambiente escolar, Xavier (2018) afirma que cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, visto que as características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre ela e o ambiente que a circunda. Mesmo assim, existem características particulares que permitem uma avaliação grosseira do nível e da qualidade do desempenho infantil.
CONCLUSÃO
De acordo com as leituras e revisões realizadas concluímos que, é no ato de brincar que a criança aprende a esperar sua vez, conviver com outras pessoas, ganhar e perder. Quando ela não encontra oportunidade de interação com o ambiente e seus mais variados desafios acaba tendo dificuldades no seu desenvolvimento. Além de diversão a ludicidade deve ser vista como forma de aprendizado e de desenvolvimento intelectual. Com esse estudo podemos perceber a importância do trabalho do profissional de Educação física, pois durante as diversas fases da vida, pois entender o processo evolutivo do controle motor e da coordenação motora é fundamental para compreendermos como vivemos.
É importante destacar que cada indivíduo tem um tempo peculiar para aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras. Apesar do relógio biológico ser específico quando se trata da sequência de obtenção de habilidades, os níveis de desenvolvimento são determinados individualmente.
Toda criança gosta de correr, pular, saltar, enfim, praticar esportes e atividades físicas. Nestas atividades em que a criança se diverte, ela também melhora sua qualidade de vida, assim percebemos o quanto é importante as aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor dos pequenos.
REFERÊNCIAS
ALVES, C.; LIMA, R. V. B. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr. 2008. 2008;26(4):383-91.
ANDRADE, A.; LUFT, C. di B.; ROLIM, Martina K. S. B. O desenvolvimento motor, a maturação das áreas corticais e a atenção na aprendizagem motora. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10, Nº 78, novembro de 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd78/motor.htm.
BORTONI, W. Luiz; BOJIKIAN, L. P. Crescimento e Aptidão Física em escolares do sexo masculino, participantes de programa de iniciação esportiva. Brazilian Journal of Biomotricity. Nov. 2007.
BUZOLIN NETO, O.; et al. Desempenho da agilidade, velocidade e coordenação de meninos praticantes e não-praticantes de futebol. Fitness Perfomance Journal. Março-Abril 2009. 110-114.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte Editora, 2003.
GIODA, F. R.; RIBEIRO, C. M. Aquisição e refinamento do sentar independente: um estudo transversal. Rev. Bras. Cineantropom. v. 8, n. 4, 2006.
GOMES, L. B. Atletismo como Esporte Base no Desenvolvimento Motor. Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ, Brasília-DF, 2010.
GONÇALVES, C. J. Iniciação esportiva em uma escolinha de futsal de uma cidade do Vale do Rio dos Sinos. Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2010.
MACHADO, D. R. L.; BARBANTI, V. J. Maturação esquelética e crescimento em crianças e adolescentes. Rev. Bras. Cineantropom. v. 9, n. 1, 2007.
OLIVEIRA, O. R. F.; OLIVEIRA, K. C. C. F. Desenvolvimento Motor da Criança e Estimulação Precoce. 2006. Disponível em: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/neuro/desenv_motor_octavio.htm. Acesso em: 23 mar. 2021.
OLIVEIRA, J., orient. SERRÃO, P. C. P. Desenvolvimento na primeira infância: análise de uma medida de avaliação. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/7324. Acesso em: abr. de 2021.
PAYNE, G. V; ISAACS, D.L. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
SANTOS, S.; et al. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.33-44, ago. 2004.
SARTORI, R. F. Funções executivas, habilidades motoras e desempenho escolar em crianças com desordem coordenativa de desenvolvimento. 2019. 193f. Tese Doutorado (Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em:
http://hdl.handle.net/10183/199173. Acesso em: mar. 2021.
XAVIER, J. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. 2018. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia. Acesso em: 15 de abr. 2021.