Artigo de revisão

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

THE IMPORTANCE OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE FORMATION OF THE INDIVIDUAL

LA IMPORTANCIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN LA FORMACIÓN DEL INDIVIDUO

 

Alenice Ferraz Souto Descrição: download Descrição: Lattes

Centro de Educação a Distância - CEAD, Joaíma (MG), Brasil,

E-mail:  alenice.ferraz098@gmail.com

 

Alexandre Alves Caribé da Cunha Descrição: download Descrição: Lattes

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES - MG, Brasil.

E-mail: alexandrecaribe@yahoo.com.br

 

Josária Ferraz Amaral Descrição: download Descrição: Lattes

, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV Governador Valadares (MG), Brasil.

E-mail: josaria_ferraz@hotmail.com

 

Data de Submissão:02/06/2023 - Data de Publicação: 17/04/2024

Como citar: SOUTO, A. F.; CUNHA, A. A. C; AMARAL, J. F. A importância da educação física escolar na formação do indivíduo. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF, v. 15, n. 23, jun. 2024. https://doi.org/10.46551/rn2024152300086

 

RESUMO

Faz-se necessário o reconhecimento da importância e a valorização da disciplina Educação Física na formação básica. Assim, este estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre as contribuições da disciplina Educação Física no processo da formação integral dos educandos. Buscou-se investigar os conteúdos dessa disciplina e as possibilidades de intervenção didático-pedagógicas em prol da formação crítica, reflexiva, autônoma e cidadã das crianças e adolescentes na educação básica. A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados entre os anos de 1981 e 2021, utilizando, de forma combinada, os descritores Educação Física, escola e formação. Após a análise dos títulos e dos resumos, quatro artigos, foram incluídos nesta revisão. A Educação Física como componente curricular, tem como pressuposto básico, disseminar conhecimento sistematizado sobre a cultura corporal de movimento, capacitando o educando para a regulação, interação e transformação em relação ao meio em que vive, contribuindo para a formação do sentido de ser humano.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Formação.

 

ABSTRACT

It is necessary to recognize the importance and appreciation of the Physical Education discipline in basic education. Thus, this study aimed to review the literature on the contributions of the Physical Education discipline in the process of the integral formation of students. We sought to investigate the contents of this discipline and the possibilities of didactic-pedagogical intervention in favor of critical, reflective, autonomous and citizen training of children and adolescents in basic education. The bibliographic search consisted of searching articles published between 1981 and 2021, using, in a combined way, the descriptors Physical Education, school and training. After analyzing the titles and abstracts, 4 articles were included in this review. Physical Education as a curricular component, has as its basic assumption, to disseminate systematized knowledge about the body culture of movement, enabling the student to regulate, interact and transform in relation to the environment in which he lives, contributing to the formation of the sense of being human.

Keywords: Physical Education. School. Formation.

 

                                             RESUMEN

Es necesario reconocer la importancia y valorización de la disciplina Educación Física en la educación básica. Así, este estudio tuvo como objetivo revisar la literatura sobre las contribuciones de la disciplina Educación Física en el proceso de formación integral de los estudiantes. Buscamos investigar los contenidos de esta disciplina y las posibilidades de intervención didáctico-pedagógica a favor de la formación crítica, reflexiva, autónoma y ciudadana de niños y adolescentes en la educación básica. La búsqueda bibliográfica consistió en buscar artículos publicados entre 1981 y 2021, utilizando, de forma combinada, los descriptores Educación Física, escuela y formación. Después de analizar los títulos y resúmenes, se incluyeron 4 artículos en esta revisión. La Educación Física como componente curricular, tiene como presupuesto básico, difundir conocimientos sistematizados sobre la cultura corporal del movimiento, capacitando al estudiante para regularse, interactuar y transformarse en relación con el medio en que vive, contribuyendo a la formación del sentido de ser humano.

Palavras-chave: Educación Física. Colegio. Formación.

 

INTRODUÇÃO

A disciplina Educação Física é um vasto campo de ensino e aprendizagem que proposto pelo PCN e demais diretrizes que regem a educação, tem em seu conteúdo objetivos que propõem a formação social do aluno, ensinando - lhes por meio das diversas áreas da Educação Física a prática do respeito, dignidade e solidariedade, principalmente, dentre outros desígnios importantes para o desenvolvimento do caráter do aluno e sua vida em sociedade (Brasil, 1997).

A Educação Física é uma disciplina muito significativa, porém, por diversas vezes, pouco valorizada na grade curricular. Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, sua função é formar o cidadão que, segundo Betti (1992), irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.

A Educação Física está inserida dentro da escola como uma disciplina integrante do currículo escolar, porém muitas vezes, não tem o reconhecimento das demais disciplinas como uma ferramenta de ensino, e sim somente um momento para que os alunos possam sair da sala de aula e se divertirem, ou para formar uma equipe com os melhores para disputar campeonatos e divulgar o nome da escola (Brasil, 1997).

No entanto, a Educação Física torna-se cada vez mais importante no contexto escolar, promovendo inúmeros benefícios na formação integral das crianças e jovens, através de jogos educativos, atividades esportivas, e práticas corporais que promovem uma formação pedagógica, preocupada com o envolvimento de todos os alunos, sem excluir os menos habilidosos, ou portadores de deficiência, e assim, todos possam ter as mesmas oportunidades de participar das aulas, expressar suas opiniões e sentimentos, preparando-os para serem cidadãos atuantes na sociedade, críticos e pensantes no meio que estão inseridos, (Darido, 1999).

A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas, uma das responsabilidades dessa disciplina é de instruir e instigar o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.

A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos, sexuais e ou sociais (Falkenbach, 2002).

Nos momentos de recreação e jogos esportivos estimular o aluno a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transformando em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais (SportsJob., 2018).

Nas palavras de Barbosa, podemos ver a verdadeira importância da Educação Física escolar e o seu sentido dentro da escola:

No meu entender, o principal papel de Educação Física Escolar, incluída num contexto mais amplo, que é a Educação, é a de formar cidadãos críticos, autônomos e conscientes de seus atos, visando a uma transformação social. A nova sociedade formada por esta transformação redefinirá o papel da Educação Física e da escola, como reprodutora de uma situação, mas agora reproduzindo esta nova sociedade sem classes, em que não há dominantes e dominados (Barbosa, 2004, p. 21).

 

Este estudo teve como objetivo principal revisar a literatura sobre a importância da educação física escolar na formação do indivíduo. Buscou-se  ainda investigar os conteúdos dessa disciplina e as possibilidades de intervenção didático-pedagógicas em prol da formação crítica, reflexiva, autônoma e cidadã das crianças e adolescentes na educação básica.

METODOLOGIA

A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados entre os anos de 1981 e 2021, utilizando, de forma combinada, os descritores Educação Física, escola e formação. Com base nos estudos inicialmente rastreados, uma busca adicional, foi realizada na bibliografia dos mesmos. Aqueles que preencheram os critérios deste estudo foram capturados para a presente revisão. Scielo e Lilacs e no Google Scholar.

Na construção deste trabalho, foram utilizados como base os procedimentos descritos acima com o intuito de levantar, analisar e discutir pontos de vistas de vários autores que publicaram na área, visando mostrar e tornar mais nítida a importância da utilização do voleibol enquanto ferramenta pedagógica para o ensino fundamental.

Todo material obtido foi submetido à leitura cuidadosa e a análise apresentada de forma descritiva para refletirmos sobre o tema.

Os critérios de inclusão adotados foram: artigos científicos, de caráter qualitativo e/ou quantitativo que abordem esta temática; relatos de experiência; estudos com publicação na forma completa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente, a busca eletrônica retornou 23 artigos. Após a análise do resumo foram excluídos 10 artigos. Diante disso, 13 artigos foram utilizados nesta revisão. A tabela 1 apresenta as principais características dos estudos selecionados.

 

Quadro 1: Características gerais dos estudos selecionados

AUTOR

(ANO)

OBJETIVO

AMOSTRA

PRINCIPAIS RESULTADOS

ARAÚJO, Larissa Cardoso; SANTOS, Victor Carneiro dos

2010

Analisar a importância da educação física escolar na formação do indivíduo.

Professores de escolas da rede pública de ensino

A maioria dos professores conforme os dados coletados concordam sobre a importância da Educação Física na formação de seus alunos.

DARIDO, S.C. 1999

Investigar de que forma é trabalhada a disciplina de Educação Física.

Professores de escolas da rede pública de ensino

Os conteúdos sobre atividade física, cidadania e valores, respeito à diversidade e desenvolvimento do senso crítico em relação aos esportes e práticas corporais também são trabalhados pelos professores.

FALKENBACH, Atos P.

2002

Identificar estratégias de envolvimento dos alunos que os levem a refletir sobre as aulas de Educação física.

Professores de escolas da rede pública de ensino

São desenvolvidas atividades em grupo e de inclusão, onde os alunos podem escolher as atividades a serem realizadas, trabalhando a sua autonomia

VASCONCELOS. C.S.

1995

Averiguar o quanto a disciplina de Educação física pode influenciar na formação do indivíduo.

Professores de escolas da rede pública de ensino.

Os dados corroboram para que a percepção da amostra em relação à importância da Educação Física no processo de formação de seus alunos é a de que professores e alunos possuem um bom relacionamento.

Fonte: próprio autor.

 

Nada ou muito pouco se aprende, realmente, se aquilo que se pretende aprender, não passar pela experiência pessoal de quem aprende. A aprendizagem assume assim um caráter pessoal, é um processo que acontece de forma singular e individualizada, portanto é pessoal e intransferível, quer dizer a Aprendizagem Motora não pode passar de um indivíduo para outro e ninguém pode aprender se não for por si mesmo (Freire, 2000).

Na escola, a criança tem a chance de se socializar com outras crianças por meio da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a conjuntura de contribuir para que a criança ou adolescente desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e desenvolver habilidades motoras. Assim, tentamos entender de que forma podemos mostrar para a sociedade sobre a verdadeira importância da Educação Física Escolar na formação do indivíduo? 

Atualmente, após muitos estudos, discussões e progressões significativas, a Educação Física tornou-se obrigatória na educação básica e, com sua ampla gama de conteúdos, foi reformulada com o objetivo na formação de cidadãos críticos através da cultura corporal. O perfil do professor também mudou para a nova proposta da disciplina, pois os antigos profissionais militares e higiênicos não atenderiam mais as novas propostas. Portanto, como afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997,  p. 22):

A Educação Física propicia uma experiência de aprendizagem peculiar ao mobilizar os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade de forma intensa e explícita, o que faz com que o professor de Educação Física tenha um conhecimento abrangente de seus alunos. Levando essas questões em conta e considerando a importância da própria área, evidencia-se cada vez mais, a necessidade de integração.

 

A educação física é uma porta para a formação social e de princípios do educando. É preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores no aluno, transformando o meio em que vive (Brasil,1997).

Desse modo tentaremos mostrar nesse trabalho de pesquisa que é nas aulas de Educação Física que muitas vezes lidamos com o diferente, com as limitações físicas e psíquicas nossa e dos outros. Por isso, a importância do docente despertar essa percepção no aluno, para que ele leve para a vida o saber conviver e o saber respeitar a diversidade que faz parte da sociedade.  E como respaldo usaremos citações de vários autores que corroborem com nossas ideias, tornando assim mais claras e confiáveis as informações citadas aqui.

            Acreditar que a atividade física passa a fazer parte do comportamento pessoal durante toda a vida, significa entender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias com os exercícios físicos e os jogos. Os alunos devem ser desafiados e exercitados a entenderem que somente podem vencer quando estiverem se divertindo. A vitória não pode ser a condição para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento deve estar presente no jogo e não no seu final (Falkenbach, 2002).

Palma Filho (1998) Cita que partir dessas considerações, pode ser introduzido um equilíbrio entre cidadania e a educação, desde que a Educação não pode direcionar um posicionamento crítico e reflexivo.

            A Educação Física como um todo possui importância para o desenvolvimento do aluno, tanto em práticas desportivas, mas em si em formar o cidadão, com um bom trabalho desde os anos iniciais dos mesmos, isso facilita o desenvolver uma identidade de cada um, com molde social igual, mas com pensamentos diferentes (Darido, 1999).

Segundo Araújo e Santos (2009), a Educação Física tem um papel de uma importância na formação dos valores dos alunos, devidos a situações que acontecem na aula, mas se o professor não tiver autonomia e atitudes que possam trabalhar essas características a disciplina passa a perder o seu significado.

Segundo Darido (1999) é importante ressaltar que o aluno constrói o seu conhecimento a partir da interação com o meio, sendo capaz de resolver seus problemas. Mesmo com a imensa maioria dos conteúdos são desenvolvidos apenas com o que o professor acha melhor, que são as atividades notórias e cognitivas, mas este estudo justifica-se para um pensamento em como contribuir socialmente na formação dos cidadãos.

O professor de Educação Física escolar possui uma função peculiar aos demais educadores da escola: promover desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social em suas aulas. Tarefa complexa e que exige bastante dedicação. O desenvolvimento e suas habilidades específicas ocorrem numa perspectiva de contínua interação entre o educando, o meio físico e o meio social. Nesse pensamento, Piaget (1996, p. 43) afirma que:

O conhecimento implica uma série de estruturas construídas progressivamente através de contínua interação entre o sujeito, o meio físico e o social, portanto o ambiente escolar deve ser estimulante e favorecer essa interação, e para isso, deve o projeto político pedagógico da escola estar fundamentado numa proposta de trabalho que tenha como características: processos dinâmicos subjacentes à construção das estruturas cognitivas (Piaget, 1996, p. 43).

 

Para que haja verdadeiro desenvolvimento pessoal e coletivo nas aulas de Educação Física, faz-se necessário o planejamento de atividades que promovam a interação, a inclusão e a cooperação entre os educandos, aspectos inerentes ao desenvolvimento humano. Nesse sentido, a cultura do movimento segundo Catunda, Sartori e Laurindo (2013, p. 17):

[...] está comprometida com a solidariedade, a cooperação, a tolerância, a inclusão e o respeito pelo outros. Estes aspectos são essenciais à formação dos alunos e devem ser repassados por meio de uma Educação Física, alicerçada no conhecimento científico, na qualidade técnica, na ética, no compromisso social dos docentes e no envolvimento com a comunidade escolar (Sartori; Laurindo, 2013, p. 17).

 

Ao analisar a importância da educação física escolar na formação do indivíduo, vimos nas palavras de Araújo e Santos (2010), que A maioria dos professores conforme os dados coletados concordam sobre a importância da Educação Física na formação de seus alunos.

Quando buscamos investigar de que forma é trabalhada a disciplina de Educação Física, Darido (1999), afirma Os conteúdos sobre atividade física, cidadania e valores, respeito à diversidade e desenvolvimento do senso crítico em relação aos esportes e práticas corporais também são trabalhados pelos professores”.

Segundo Falkenbach (2002), são desenvolvidas atividades em grupo e de inclusão, onde os alunos podem escolher as atividades a serem realizadas, trabalhando a sua autonomia.

Enquanto nos estudos realizados por Vasconcelos (1995) confirmam para que a percepção da amostra em relação à importância da Educação Física no processo de formação de seus alunos é a de que professores e alunos possuem um bom relacionamento.

A transformação por meio da educação e do esporte vem como resultado uma ação criativa, permitindo a amenização das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, promovendo momentos de lazer, alegria, descontração e inclusão. Assim, a partir do momento que o educando começa a praticar uma atividade que lhe proporcione prazer e motivação e que lhe faça praticar o respeito, a cooperação e a solidariedade, consequentemente as atitudes e condutas presentes na atividade aos poucos farão parte da personalidade deles, e assim, em todas suas ações, sejam dentro ou fora da escola, esse educando terá uma efetiva transformação pessoal e coletiva, e, à medida que for usando tais condutas nos relacionamentos com os colegas, familiares e demais componentes da sociedade, estarão efetivando a verdadeira e idealizada transformação social por meio da cultura do movimento humano.

 

CONCLUSÃO

Consideramos que o presente estudo demonstra com clareza a real necessidade de se refletir sobre a importância da Educação Física no contexto escolar, e na formação do indivíduo, enfatizando que no contexto escolar essa disciplina participa ativamente na construção de uma educação de melhor qualidade para os educandos, na formação de cidadãos mais humanos, éticos, responsáveis, justos e saudáveis e felizes.

O trabalho aplicado de forma correta ficara gravado na memória desse aluno, que além da satisfação de participar das atividades físicas, levará esse ensinamento ao longo de sua vida. A Educação Física como componente curricular, tem como pressuposto básico, disseminar conhecimento sistematizado sobre a cultura corporal de movimento, capacitando o educando para a regulação, interação e transformação em relação ao meio em que vive, contribuindo para a formação do sentido de ser humano.

REFERÊNCIAS

BLOG EDUCAÇÃO FÍSICA. A Importância da Educação Física Escolar na formação do indivíduo. Disponível em: https://blogeducacaofisica.com.br/educacao-fisica-escolar. Acesso em: 12 de mar. 2021.

ARAÚJO, L. C.; SANTOS, V. C. dos. A importância da Educação Física Escolar na formação Social dos Alunos da Educação Infantil. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro: Boletimef. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd147/educacao-fisica-na-formacao-moral-do-aluno.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, v.7, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Araras, SP:

Topázio, 1999.

FALKENBACH, A. P. A Educação Física na Escola: uma experiência como professor. Lajeado, UNIVATES, 2002.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4. ed., São Paulo: Scipione, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

JOVEM, O. Jogos cooperativos, encachado. Disponível em: http://www.ondajovem.com.br/central-de-conteudo/dinamicas/encrachando. Acesso em: 5 abr. 2021.

LUNA, S. V. de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.

PALMA FILHO, J. C. Cidadania e educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, p. 101–121, 1998. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/719. Acesso em: 20 mar. 2022.

PIAGET, J. A construção do real na criança. São Paulo: Ática, 1996.

SportsJob. 2018. A importância da Educação Física Escolar na formação do indivíduo. Disponível em: https://sportsjob.com.br/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-na-formacao-do-individuo/. Acesso em: 21 mar. 2022.

VASCONCELOS. C.S. Planejamento de ensino-aprendizagem e projetos educativo. São Paulo: Libertad,1995.