ARTIGO ORIGINAL

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE

ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES, NA FORMAÇÃO DO

INDIVÍDUO CRÍTICO E CONSCIENTE

 

THE IMPORTANCE OF PHYSICAL EDUCATION IN THE SCHOOL

ENVIRONMENT:  CONTRIBUTIONS, IN THE FORMATION OF THE CRITICAL AND CONSCIOUS INDIVIDUAL

 

LA IMPORTANCIA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN EL AMBIENTE ESCOLAR: APORTES, EN LA FORMACIÓN DEL INDIVIDUO CRÍTICO Y CONSCIENTE

 

Denise Elias da Cruz  Descrição: download Descrição: Lattes

Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.

Email: deniseliasdacruz@hotmail.com

 

Alexandre Alves Caribé da Cunha  Descrição: download Descrição: Lattes

Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.

Email: alexandrecaribe@yahoo.com

 

Josária Ferraz Amaral  Descrição: download Descrição: Lattes

Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/Unimontes), Montes Claros (MG), Brasil.

Email: josaria_ferraz@hotmail.com

 

Data de Submissão: 07/06/2022 Data de Publicação:15/09/2022

Como citar: CRUZ,  D. E.; CUNHA,  A. A.C. ;AMARAL,J.F.  A importância da educação física no ambiente Escolar: contribuições, na formação do  Indivíduo crítico e consciente . Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, Edição Especial. v. 5, n. 7, set. 2022.

 

RESUMO

As atividades físicas experienciadas na infância e na adolescência se caracterizam como importantes colaboradores no desenvolvimento de atitudes e hábitos que podem auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo fisicamente na idade adulta. Identificar os desafios que os professores de educação física se enfrentam no ambiente escolar.: trata-se de revisão de literatura, fundamentada com diversos autores, a acerca da Importância da Educação Física no Ambiente Escolar. Tal pesquisa foi e é de suma importância, visto que a mesma nos fez compreender a importancia da Educação física escolar e que  para lidar com os desafios que emergem na prática diária é fundamental a formação do profissional com vistas a ser capaz de  criar estratégias de ensino que respeitem a diversidade e a realidade em que está inserido.

 Palavras-Chave: Educação Física Escolar. Desenvolvimento. Estratégias de ensino

 

ABSTRACT

Physical activities experienced in childhood and adolescence are characterized as important contributors in the development of attitudes and habits that can help in choosing a physically active lifestyle in adulthood. To identify the challenges that physical education teachers face in the school environment. this is a literature review, based on several authors, about the Importance of Physical Education in the School Environment. This research was and is of paramount importance, since it made us understand the importance of school physical education and that in order to deal with the challenges that emerge in daily practice it is essential to train professionals in order to be able to create strategies of teaching that respect the diversity and the reality in which it is inserted.

Keywords: School Physical Education. Development. Teaching Strategies

 

RESUMEN

Las actividades físicas experimentadas en la infancia y la adolescencia se caracterizan por ser importantes contribuyentes en el desarrollo de actitudes y hábitos que pueden ayudar en la elección de un estilo de vida físicamente activo en la edad adulta. Identificar los desafíos que enfrentan los profesores de educación física en el ámbito escolar. se trata de una revisión bibliográfica, basada en varios autores, sobre la Importancia de la Educación Física en el Ambiente Escolar. Esta investigación fue y es de suma importancia, ya que nos hizo comprender la importancia de la educación física escolar y que para enfrentar los desafíos que surgen en la práctica diaria es fundamental formar profesionales para poder crear estrategias. de una enseñanza que respete la diversidad y la realidad en la que se inserta.

Palabras clave: Educación Física Escolar. Desarrollo. Estrategias de enseñanza.

 

INTRODUÇÃO

De acordo com Betti e Zuliani (2002, p. 75) É tarefa da Educação Física no ambiente escolar preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para eles tirar o melhor proveito possível).

Caixa de texto:

Segundo Soares (1996) A Educação Física Escolar tal como a conhecemos hoje, como matéria de ensino , m suas raízes da Europa de fins do século XVIII e início do século XIX. Com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, a Ginástica, nome primeiro dado à Educação Física e com caráter bastante abrangente, teve lugar como conteúdo escolar obrigatório. Segundo Greenvile e Fernandes e (2007) a disciplina educação física, caracterizada por não ser uma ciência exata, por si só, tende a manifestar suas escolhas e objetos de estudos dentro de uma área de conhecimento especifica vem sempre se modificando e sofrendo influências (imperial, republicano, militar, capitalista, etc.).

De acordo Barroso e Darido (2006) valorizando a importância da escola do sujeito e da necessidade de um maior contato com a diversidade cultural, possibilitando o crescimento do aluno por meio das diferenças e essencialmente ao respeito as diferenças.

Aqui ressaltamos os estudos de Zottis (2015)  no qual baseado em Paulo Freire  ressalta que:

As atividades da Educação Física devem levar em conta os movimentos corporais que as crianças trazem do seu convívio social para o ambiente escolar, tais como, correr, pular, chutar, rolar, dentre outros. Tornando assim as aulas mais atraentes, prazerosas e significativas para as crianças (ZOTTIS, 2016 p. 15).

 

Nesse sentido uma educação física dialógica, ou seja, que busque criar espaços e possibilidades para que se possa solucionar/resolver problemas pela experiência a partir do processo de “ação-reflexão-ação” (KUNZ, 2012)

 Na Base Nacional a educação física está inserida na área das “Linguagens”, juntamente com os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Arte. Sim ela possibilita o Desenvolvimento da linguagem corporal com as interpretações a respeito da dança, do jogo, da luta, da ginástica e do esporte e passarão a compreendê-los como elementos da cultura corporal de movimento.

Reforçando este respeito a diversidade e inclusão e ainda a realidade cultural e corporal dos alunos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental- PCNs propõe como princípio básico a necessidade de, as aulas serem dirigidas a todos os alunos.

A sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.

O princípio da diversidade aplica-se na construção dos processos de ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos, visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos (BRASIL, 1998a, p. 19).

 

Segundo os PCN’s: o trabalho de Educação Física nesse nível de ensino é muito importante, pois possibilita aos alunos desenvolverem habilidades corporais e de participar de atividades envolvendo, como por exemplo, jogos, esportes, lutas, ginástica e dança proporcionam lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções (BRASIL, 2001).

Muitos estudos ressaltam  os efeitos benéficos em relação a saúde além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas. “A prática regular de atividade física (...) é fundamental para minimizar o risco de incubação e desenvolvimento precoce de doenças crônico-degenerativas, consequentemente possibilitando uma longevidade com maior qualidade de vida”. (GLANER,2003).

A disciplina educação física, abrange um contexto fundamental na vida escolar dos alunos, proporcionando bem-estar, sensação de prazer, convivo social, interação com a comunidade, ajuda a fazer amizade, desenvolvem habilidades motoras.

Como se sabe, a atividade física em toda sua amplitude apresenta efeitos benéficos em relação à saúde, além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, as quais são derivadas do sedentarismo, sendo um dos maiores problemas e gasto com a saúde pública nas sociedades modernas nos últimos anos. Tudo isso tem sido causado principalmente pela inatividade física e consequentemente influenciada pelas inovações tecnológicas e mais hábitos alimentares (GUEDES, 2012).

A disciplina educação física, abrange um contexto fundamental na vida escolar dos alunos, proporcionando bem-estar, sensação de prazer, convivo social, internação com a comunidade, ajuda a fazer amizade, desenvolvem habilidades motoras, cognitivos, aptidão física e afeto, se tornando um conjunto de benefícios para o corpo e a mente.  

Estudos e pesquisas confirmam que adultos praticantes de atividades físicas e até mesmo atletas tiveram início de suas práticas esportivas na escola, ou seja, na educação física escolar. Nesse sentido tal pesquisa foi e é de suma importância, visto que ela nos fez compreender que a Importância da Educação Física no Ambiente Escolar.

 

MATERIAIS E METODOS

Este estudo foi constituído por meio de um referencial teórico, a busca bibliográfica constituiu na pesquisa de artigos publicados, desde 1996 até 2020, nas seguintes bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual, Nacional Library, off medicine (Medline) e Científico Eletronic Library online (SciELO).

Para a seleção inicial dos artigos, foi analisado o título, o resumo e, quando necessário, o texto completo. Os critérios de inclusão adotados na seleção inicial foram: textos completos, artigos originais publicados de 1996 a 2020, escritos na língua portuguesa, língua inglês e spanhol, contém o título, resumo e/ou objetivos as palavras relacionadas com o tema da pesquisa, A importância da educação física no ambiiente escolar, contribuições para a formação do individuo critico e consciente.

 

ESTRATÉGIA DE BUSCA

            Após a análise inicial e seleção dos artigos, ocorreu a análise manual, de leitura minusiosa, a qual a seleção foi baseada na conformidade do tema desse estudo, tendo sido desconsiderados aqueles que, apesar de aparecerem no resultado da busca, não abordavam o assunto coerente a pesquisa realizada. Os critérios de exclusão foram: estudos que não disponibilizam  textos completos, estudos referente ano de 2010 a 2020  que não abordam a importância da educação física no ambiente escolar, Monografias, Teses, Dissertações, Revisões Sistemáticas e artigos duplicados também foram excluídos.

Posteriormente, os artigos avaliados na primeira etapa e que se apresentavam na íntegra, foram lidos para que se coletassem as informações referentes á temática.

Foram aplicados, então, os critérios de exclusão, no qual dos 61 artigos encontrados, 10 foram excluídos, e 51 foram selecionados para análise e discussão desse estudo.

Após a leitura minuciosa dos 27 artigos excluidos por não estarem de acordo com o tema abordado, restando apenas 24 citados, norteando as ideias e reflexões dos autores, logo em seguida, apontar possibilidades e estratégias, que ajuda nas perspectivas e tendências no ambiente escolar.

 

 

 

 

 

Quadro 1. Descrição dos artigos selecionados com seus objetivos, métodos e resultados

ARTIGO

AUTOR/DATA

OBJETIVO

METODOLOGIA

PRINCIPAIS

RESULTADOS

Educação Física escolar: Uma proposta

de diretrizes pedagogicas

 

 

 

Betti e Zuliani

(2002)

A necessidade da a Educação Física estreitar as relações entre teoria e prática e inovar pedagogicamente, a fim de seguir contribuindo para a

formação integral das crianças e jovens e para a apropriação crítica da cultura corporal de movimento.

A metodologias e estratégias adequados aos diferentes níveis de ensino. Destacam-se as diferentes concepções de avaliação, analisando suas implicações para a Educação Física e apresentando sugestões

A proposta da educação física    pedagógica é  transformar o

 aluno um  ser crítico e consciênte.com postura ética e participante.

Educação Física escolar:

Conhecimento e especificidade 1

 

 

 

 

Soares

(1996)

Esta exposição foi organizada como um convite para pensarmos juntos a Educação Física como matéria de ensino escolar.

a metodológia é  um quadro especificando, movimento do

pensamento da educação física escolar a educação

física e seu conteúdo de

ensino no tempo.

O surgimento da educação

física escolar no Brasil, no

século XllX E INICIO XlX,

que inicou pelos médicos,

ministrando a aulas de

educação física

trabalhando a higiênização

Avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar

 

 

Greenvil e e Fernand es e (2007)

Objetivo efetuar observações de aulas, documentadas através de relatórios de campo, bem

como a regência através avaliação da aprendizagem na educação física processo de surgimento e ascensão da disciplina dentro da

escola trouxe, para a atual prática dos professores,

metodologias centradas nos desportos e no tecnicismo prático

A metodologias centradas nos desportos e no tecnicismo prático do “fazer por fazer”. Propomos, então, a utilização de avaliações igualmente práticas, porém,

voltadas à produção do conhecimento através demétodos

criativos de ensino da educação física, focando a práxis da disciplina

A importância da avaliação

da disciplina na prática,

atráve de metódo criativo

é essencial para o

desenvolvimento do

aluno, no contexto

voltado para o

conhecimento.

Escola

Educação Física e esporte:

Possibilidades pedagogicas

 

 

 

 

Barroso e Darido (2006)

o objetivo de    refletir sobre

o esporte  nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de                    ensino.

A pesquisa  bibliográfica, procurando discutir            a

Importância de uma Educação direcionada para a cidadania e sinalizando para a necessidade de uma      Educação Física escolar voltada para a possibilidade.

A importância do contato físico

e da convivência na sociedade, para se tornar um cidadão de bem, e

respeitando as diferenças.

 

 

 

 

Aptidão Física Relaciona Da À Saúde De Escolares

: Program A Fitnessgr Am

 

 

 

 

Guedes (2012).

O estudo identificou a proporção de crianças e adolescentes da população escolar de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, que atendem aos critérios referenciados para a saúde a partir de escores equivalentes aos componentes de aptidão física

A equipe de avaliadores foi composta por quatro profissionais de educação física e oito acadêmicos do último ano do curso de educação física, supervisionados pelos próprios autores. Toda a coleta dos dados foi realizada nas dependências das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte, que apresentava as condições

necessárias para  a realização do estudo.

 análise de aptidão física é necessário para indicadores asssociados testes de atênção,é extremamente últil para diagnóstico ,das limitações relacionadas a saúde.

 

Desenvol Vimento Da Cultura No Contexto Da Educação Física

 

Sarmento (2013)

 

Nesse sentido, aborda-se o contexto higienista/eugenista, onde se buscava uma educação do físico que o prevenisse de doenças e o purifcasse, com profundas influências militares;

 

Abordar-se-á as principais correntes com seus respectivos autores, referentes à década de 80: desenvolvimentis ta, por Go Tani; da cultura infantil, com possível aproximação ao construtivismo, por João Batista Freire.

 

. Nesse periódo aconteceu a reforma de couto ferraz, colocando as aulas de educação física obrigatória apezar, que os pais da corte preferiam aulas intelectuais.

 

A educação física, o docente e a escola: concepçõ es e práticas pedagógi cas

 

Bertini Júnior e Tassoni  (2013)

Este artigo baseia-se em um

estudo        que investigou de que

maneira        as mudanças ocorridas

na área da educação física      vêm     marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica.

Trata-se de pesquisa qualitativa, investigando quatro professores             de educação

física, selecionados segundo       os  seguintes critérios: atuar no ensino público

em escolas diferentes, ter tempo de

formado e de  docência diferentes entre     eles

A educação físca vem sofrendo mudança no decorrer do tempo, as influências e AS ABORDAGENS SOFREM MUDANÇAS CONSTANTEMENTE.

Os Conteúdos Na Educação Física Escolar

Darido  (2005)

 

O objetivo deste as influências desta classificação para a Educação Física escolar e por fim, analisaremo s.

expressivas,

explicativa destas reflexões, com vários exemplos. A          seguir, será apresentado no Quadro1 os principais conteúdos sugeridos por cada          uma das abordagens          nas dimensões procedimentais,

atitudinais e conceituais.

A Bordagens  Foi Sendo Desenvlvida No Decorer Dos Acontecimento No Brasil. O Que Fazer,Como Fazer.Da  Importância,Tem As Dimensões No Contexto Escolar, Atitudinal, Conceitual

E  Procedimental

A educação física, a formaçã o do cidadão e os parâmetr os curricula res nacionais 1

Darido et  al  (2001)

Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental

) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos.

 

A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através      de análise bibliográfica. Os PCNs      -                        área Educação                    Física para o 3o. e 4o. Ciclos.

 

O documento específico para a área

 da Educação Física (Brasil, 1998a).

 Em 1999, foram publicados os

 PCNs do Ensino Médio por uma equipe diferente daquela que compôs a do Ensino Fundamental, e a supervisão ficou sob

 a responsabilidade                da Secretaria de Ensino Médio, do Ministério da Educação e do Desporto (Brasil,

 

 

Um novo olhar sobre a educação física escolar por meio da cultura corporal de movimento

 (Reis 2019)

o objetivo de entender como a mesma pode auxiliar na formação dos discentes por meio de seus conteúdos e práticas nas aulas de

REIS educação física na escola

a Revisão bibliográfica da literatura por assunto, com diferentes estudos já realizados, a partir de publicações de artigos científicos nacionais e internionais nas bases de dados BIREME (LILACS), SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO

durante o período de 1991

a 2019. O

Percebo a importância da educação física escolar na vida é escolar do aluno, com as novas tendências deixou de ser o rola bola,trabalhando o desenvolvimento de cidadão de bem.

 

Tendências e abordagens pedagógica s da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde

 

Ferreira e Sampai o (2013)

 

a história da Educação Física enquanto disciplina escolar. Visitamos a tendência higienista, situada temporalmente entre as décadas finais dos anos 1800 e seguindo até 1930, onde o ideal de saúde era pautada pela eugenia.

 

Através deste artigo buscamos visualizar a saúde como conteúdo das tendências e abordagens da Educação Física Escolar.

Realizamos uma revisão da literatura sobre o tema.

.

A história da educação física é muito importante para entender, a educação física escolar dos dias atuais.

As principais tendência s pedagógi cas da educação física e sua relação com a inclusão

 

Melo e Martinez (2012)

O objetivo deste artigo é apresentar a relação direta ou indireta existente entre as principais abordagens da Educação Física e as possibilidades de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, visando destacar aqueles que podem favorecer efetivamente a participação indistinta dos todos os alunos nas aulas

de Educação Física Escolar

 

Para isto foram realizadas constatações e inferências na literatura sobre a preocupação com a necessidade de “inclusão” nas abordagens pedagógicas da educação física.

Este artigo relata as principais

abordagens que a educação física abordou desde do incio da história da educação física no BRASIL.

 

Incoerênc ias e inconsist ências da BNCC de Educaçã o Física

 

Neira  (2018)

 

objetivo a consolidaç ão de um determina do projeto de sociedade o artigo analisa a                       BNCC de  Educação Física mediante o confronto com a teorização curricular.

Os resultados evidenciam a retomada dos                                     princípios tecnocráticos, consubstancia dos na

prioridade concedida à racionalidade técnica em  detrimento da criticidade. Em termos epistemológicos, o

documento oficial se  afasta do atual  debate da                        área,revela- se frágil,incoerente e

inconsistente.

Parágrafo do texto introdutório, a BNCC marca a posição que pretende ocupar

Quando afirma  literalmente que se  trata de “um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo          de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A Educação Física  na BNCC:

concepçõ es e fundame ntos políticos e pedagógi cos

 

Magalhães e  Mileski (2016).

 

O objetivo deste artigo é apresentar  uma análise do  componen te curricular educação física presente nas versões preliminar es BNCC

e apreender

. A análise dos documentos possibilitou identificarque a concepção de educação física fenomenológica/sociológica e  por isso, valoriza a  subjetividade humana e o  indivíduo,a  formação do cidadão para a                     cidadania.

BNCC é um conjunto de normas ações que devem ser seguido, nas grades curriculares para orientação na formação do indivíduo.

 

Aptidão física relacio nada à saúde de escolar es: progra ma fitness gram

Campo, Torres e Guimarãe s ( 2016)

Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo abordar o fenômeno da violência no meio escolar enquanto um sistema complexo mediado por processos simbólicos e representacionai

s. Este estudo foi realizado em uma escola pública de Goiânia, tendo como participantes professores, pais de alunos e adolescentes- alunos

O estudo identificou a proporção de crianças e adolescentes da população escolar de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, que atendem aos critérios referenciados para a saúde a partir de escores equivalentes aos componentes de aptidão física

A equipe de avaliadores foi composta por quatro profissionais de educação física e oito acadêmicos do último ano do curso de educação física, supervisionados pelos próprios autores. Toda a coleta dos dados foi realizada nas dependências das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte,

 

Esportiviz ação                da educação física escolar: um dispositivo e seus regimes de enunciaç ão

Silva                

lity in which it is inserted. iado nºelo responso pre-programadoe Hypolito (2016)

discurso de  quea

organização curricular da Educação Física depende dos recursos físicos e  materiais disponíveis na escola; discurso curricular da Secretaria Municipal de Educação, com orientações  urriculares ligadas ao esporte.

Na pesquisa  empírica se organizam para a produção do Saber do

Dispositivo da esportivização.

Os pressupostos metodológicos alicerçaram-se na abordagem qualitativa,

A violência entra na sociedade devido a história de

 violencia do passado.

Violência e bullying: manifest ações e consequê ncias nas aulas                de educação física ESCOLAR

Weimer e Moreira (2014).

objetivo identificar a ocorrência de situaçõe de violênci e bullying nas aulas de Educação Física, bem como o sentimento dos alunos que vivenciaram     / ou sofreram com tais situações durante as aulas.

Este se desenvolveu por meio de entrevista com 55 alunos de uma escola pública da cidade de Cuiabá, MT, de idades entre 10 e 14 anos, da 5ª e 6ª séries (6º e ano).

O autor relata sobre um

 tipo de violencia silenciosa

que se da o nome de bullying.

Violência entre pares: um estudo de caso numa escola pública de Esteio/RS

Silva ,et al, (2012)

Discute-se o perfil dos agressores, que são predominan temente também vítimas, e 70,3%

destas têm irmãos mais velhos. Há queda dos índices de vitimização nos meninos conforme aumenta a idade.

.

Foi utilizado o questionário “Violência entre Pares”.Os resultados mostram que 56,9% dos alunos foram vítimas, 82,0%,

observadores          e 38,5%,

agressores. Apenas 8,7% foram agredidos  mais de três vezes. A agressão mais frequente foi a verbal (47,2%),seguida

da física (21,1%) e de outras formas de agressão (13,7%).

[OMS](2007) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Todavia, a imposição de “uma dor e sofrimento evitáveis” torna o conceito subjetivo

Avaliação 

do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor

 Anser,

C. A. V. et al (2003)).

Faz-se necessário investigar a concepção do professor acerca da violência.

Pesquisou-se o conceito de violência e tipos

Utilizou-se um questionário para o levantamento dos tipos de violência e diferencial semântico para conceito de violência. Os resultados revelaram que tanto o conceito

.A violencia está relaconada

a sociedade, acaba contribuindo para

as novas     gerações.

na escola:

não é só professor.

(Rangel

Betti,19 95).).

Este ensaio procura discutir por que outras modalidades,

e conteúdos não-esportivos poucos são utilizados além de sugerir algumas possibilidades de uso destes conteúdos.

pesquisa desenvolvida em oito escolas, públicas e particulares (BETTI, 1992),

verifiquei que o conteúdo foram as respostas dos alunos quegostaiam de aprender outros conteúdo.

A falta de espaço nas escolas é um

dos grandes problemas que

 acontecem contantemente.

Principais

Dificulda

Des que o

Professor

De

Educação

Física

Enfrenta

No

Processo

Ensino-

Canestrado,Félix, ZulaI e  Kogut (2008))

Este trabalho tem

por finalidade

verificar a dificuldade

que os professores

de Educação Física

do Ensino

Fundamental

enfrentam no seu

cotidiano de sala de

aula. Para a análise.

um questionário

envolvendo perguntas

abertas e fechadas

relacionadas à

metodologia, ações diante

das dificuldades do

cotidiano e expectativas na sua profissão. Os dados foram analisados pelos pesquisadores

qualitativamente .

muitas

dificuldade de

trabalha

Disciplina de educação física devido a

falta de

materiais

necessário.

O ensino da educaç ão física e a sua infraest rutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de sobral/ce

Paula Nascimento   et al(2012)

Identificando a

necessidade de uma    atenção maior vinda por partes das políticaseducacionais, das secretarias de educação, a fim de fornecerem suportes acerca de   uma Educação Física escolar com qualidade.

 

 

O referido trabalho constituiu-se em uma pesquisa realizada                   pelo

Núcleo de

Estudos em Educação Física Escolar - NEEFE do Laboratório de Estudos da Práxis Pedagógicas em Educação Física LEPPEF do

Curso de

Educação        física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA,

 

O espaço físico é material riquíssimo e está sendo totalmente desprezado pelos gestores. projetos                de construções escolares não lugar para bibliotecas, laboratórios e quadras de esportes, o que limita as possibilidades de aprendizado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

Foram encontrados 61 documentos disponíveis nas bases de dados no período analisado. No entanto aps a primeira leitura verificou que alguns artigos não atendiam a proposta do presente estudo, sendo retirados aqueles que não estavam de acordo com os critérios de inclusão do objetivo do trabalho. Destes, apenas 24 foram selecionados para compor a amostra final do estudo, devido a proximidade com o objetivo da presente pesquisa.

O estudo da presente pesquisa, de revisão de literatura, para o desenvolvimento de acordo com o estudo e relatos teóricos, aborda sobre a Importância da Educação Física no Ambiente Escolar. Os artigos revelam como abordagem principal sobre violência, aceitação e estrutura na escola, a metodologia embasada em referências bibliográficas, pesquisada no Google acadêmico, revisando 61 artigos, excluídos 37, restaram 24 cuja a temática dos trabalhos está de acordo com temática deste estudo.comforme o quadro abaixo:

 

DISCUSSÃO

            De e acordo com Botelho (2007) nas distintas idades da humanidade, a violência pode ser caracterizada como um problema crônico e recorrente.

            Anser (2003) afirma que a violência social pode ser conceituada como estrutural ou fundamental, por estar associada à desigualdade social e econômica.      Percebo que o motivo da incidência de violência na escola com frequência é devido os fatores de violência do passado, é um dos motivos responsáveis pela violência dos dias atuais nas escolas, infelizmente esse episódio ocorre, por irresponsabilidade das classes sociais, políticas e econômicas.

Silva (2016) aponta que os professores de Educação Física, ao aceitar privilegiarem os esportes coletivos e principalmente o futebol, numa perspectiva embasada em alguns princípios do esporte de rendimento, em detrimento de outros conteúdos e de outros modos de tratá-los, são capturados pelos saberes deste dispositivo através de suas linhas de força, devido também o futebol ser o esporte, mais divulgada pelas mídias brasileiras.

Darido (2004) afirmar que a maioria dos alunos não participar das aulas e pede dispensa por motivos de trabalho; em seguida, os alunos apontam a falta de materiale o desinteresse dos professores.

De acordo com darido (2004) Existem professores que não estão aptos para trabalhar a disciplina educação física, e tem dificuldades de lidar com as divergências que ocorrem no ambiente escolar, por não está capacitados com qualificações  nos requisitos necessários para a realização das aulas, por motivo de mal formação acadêmica, é um dos motivos predominantes é a faltar de se especializar em outras modalidades diferentes, e sempre priorizar o futebol em seus planos de aulas, outros motivos que ocorrem sempre é a falta de materiais de esportes propício, para ser trabalhado no contexto escolar da disciplina de Educação Física, devido essas faltas muitos alunos acabam sem motivação de aceitar as aulas de educação física proposta.

Canestrado (2008) afirma que Educação Física escolar, que a situação mostra ainda mais dramática. Pois os professores desta disciplina constantemente apresentam lamentações quanto à falta de material pedagógico faz para a realizações de seus trabalhos.

Paula (2012) apontou que na primeira metade do século XX, sobre os espaços a serem utilizados para o ensino da ginástica ou exercícios físicos, eram apontados pátios ou apenas galpões, pois não havia preocupações diante dos quesitos Anátomo-fisiológico ou na formação de corpos sadios, com isso há “não- preocupação” com os espaços destinados à Educação Física.

De acordo com Paula (2012) a falta de estrutura em pleno século XXI, é um dos motivos de problemas que ocorrem com frequência nas escolas que ainda vivem situações precárias, devido à falta de estrutura e materiais para a educação das aulas de educação física com qualidade, para alcançar o objetivo do corpo e da mente para a formação do indivíduo crítico e consciente.

Aqui ressaltamos os desáfios do professor de Educação física no ambiente escolar, precisa estar atento os fatores negativos que ocorrem no ambiente, buscando estratégias, perspectivas e motivações para a realizações das aulas com o objetivos focar na saúde mental e os movimentos corporais.

É importante ensinar os benefcios da pratica  e da teória,de atividades físicas,para os alunos terem conciencia da importância da educação física escolar,para a formação do individuo ativos, critico e conciente.

 

CONCLUSÃO

Os achados, do presente estudo, baseados na Importância da educação Física no Ambiente Escolar, foi possível compreender os resultados do tema e atingir o objetivo geral do trabalho proposto, os desafios que os professores (IEFAE) enfrentam no ambiente escolar, a violência, aceitação e a falta de estrutura na escola.

Para amenizar esses fatores que ocorrem no ambiente escolar  é preciso desenvolvimento de ações pedagógica e intervenções, com palestras e reuniões com a comunidade, pais, professores e alunos, para orientação e conscientização, do físico e o emocional.

Assim, ao identificar os fatores relacionados com a Importância da Educação Física no Ambiente Escolar, as influências responsáveis, com a história da educação física no País, que o problema da pesquisa, é devido, as classes sociais, política e econômica, a qual a violência, aceitação e estrutura, agrega pontos negativos na educação física, a qual deveria oportunizar a educação, de formação do indivíduo crítico e consciente.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os professores necessita capacitar, para lidar com esses conflitos do dia a dia no ambiente escolar, é preciso ter um bom material de didática, esclarecer as leis de normatização da educação física, e fazerem palestras e reuniões com os pais e alunos, para esclarecimentos dos pontos negativos e positivos, relacionados nas aulas de Educação Física, abordar a importância da educação física e os seus benefícios como pontos positivos, e a violência, aceitação de atividade por partes dos alunos e a falta de estrutura, no quesito negativo, porque muitas das vezes os alunos trazem de casa uma bagagem cultural e história da violência, frustração, falta de estrutura familiar, esses fatores são responsáveis pelo mal comportamento dos alunos em sala de aula, a familia é o espelho do aluno.

 

AGRADECIMENTOS

Agradeço do fundo do meu coração por ter uma família que sempre foi fiel durante esses anos. Essa formatura é uma conquista para todos nós!

A recompensa do meu esforço é a formatura, mas ela só é possível porque tive apoio incondicional da minha família. Muito obrigada!

 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Thiago Eliel; EL TASSA Khaled Omar Mohamad. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015.

ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY,Maria Cristina Rodrigues Azevedo; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicologia: teoria e prática 5.2 (2003): 67-81.

 BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança 1.4 (2006): 101-114.

 BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 467-483, 2013.

 BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte 1.1 (2002).

 BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27 (2013): 467483.

 BOTELHO, Rafael Guimarães; SOUZA, José Maurício Capinussú de. Bullying e educação física na escola: características, casos, consequências e estratégias de intervenção. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education 76.139 (2007).

BOUCHARD, C. Exercise, Fitness and Health: A Consensus of Current Knowledge. Champaign: Human Kinetics, 1990.

 CANESTRARO, Juliana de Félix; ZULAI, Luiz Cláudio; KOGUT Maria Cristina. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no

processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. VIII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Vol. 8. 2008.

CASTRO, Juliana Telles de et al. Violência em aulas de educação física: corporalidade, docência e formação. Revista Iberoamericana de Educación (2013). de Educação Física, Conselho Federal. "Código de ética do profissional de educação física." ConScientiae Saúde 3 (2004): 121-129.

 DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 18.1 (2004): 61-80

 DARIDO, Suraya Cristina, et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo 15.1 (2001): 17-32.

 DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física na escola. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, p. 64-79, 2005.

FALKENBACH, Atos P. A Educação Física na Escola: uma experiência como professor. Lajeado, UNIVATES, 2002.

 FERREIRA, Heraldo Simões; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDesportes. com, Buenos Aires, Ano 18 (2013).

 GUEDES, D. P; NETO, J. T. M; GERMANO, J. M; LOPES, V; SILVA, A. J. R. M.

Aptidão física relacionada à saúde de escolares: programa fitnessgram. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 18, N° 2 – Mar/Abr, 2012.

 MACHADO, A. F.; ABAD, C. C. C. Manual de Avaliação Física. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

 NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte 40 (2018): 215-223

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de, et al. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Motrivivência, 39 (2012): 57-65.

RANGEL, Irene Conceição Andrade. Esporte na escola: mas é isso, professor? Motriz. Journal of Physical Education. UNESP (1995): 25-31.

 SARMENTO, Graziela. Desenvolvimento da cultura no contexto da Educação Física. (2013): 39-p.

SILVA ILHA, Franciele Roos; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Esportivização da educação física escolar: um dispositivo e seus regimes de enunciação. Movimento 22.1 (2016): 173-186.

SOARES, Carmen Lucía. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física (1996): 6-12.

 WEIMER, Weyboll Rocha; MOREIRA, Evando Carlos. Violência e bullying: manifestações e consequências nas aulas de Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36 (2014)