PERFIL PROFISSIONAL IDEAL E REAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE PORTO VELHO

Autores

  • Alex Luís Reis FERREIRA
  • Juan Eduardo Aldunate FERREIRA
  • Cenira Júlia Fernandes Magalhaes TONON Faculdade Metropolitana

DOI:

10.46551/rn2020101500038

Palavras-chave:

Perfil profissional. Educação Física. Ensino Médio. Professor.

Resumo

O artigo teve como objetivo traçar o perfil profissional ideal e real dos professores de Educação Física do Ensino Médio que atuam em escolas da cidade de Porto Velho/RO. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, de cunho quantitativo e qualitativo, método dedutivo. A amostra foi de 10 professores que atuam especificamente no ensino médio. Foi aplicado um questionário misto com 11 perguntas. A pesquisa foi realizada nas escolas: Centro de Ensino Classe A, Colégio e Cursos Sapiens – Unidade Jardim América, Instituição adventista de Educação Noroeste Brasileira, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, E.E.E.M. Major Guapindaia, E.E.E.F.M. Prof. Daniel Neri da Silva, da cidade de Porto Velho, Rondônia. O perfil do professor de Educação Física do ensino médio é de um indivíduo que se preocupa com sua formação, tem prazer em atuar na docência de adolescentes, se propõe a resolver pequenas questões relacionadas ao convívio com os alunos, Concluiu-se que os professores pesquisados estão satisfeitos com suas condições atuais, sendo cientes de suas obrigações e responsabilidades como professores, todos possuem especialização, e a atuação em uma única escola é opção dos próprios professores que possuem atividades complementares que se divergem do âmbito escolar.

Palavras-chave:Perfil profissional. Educação Física. Ensino médio. Professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELANNI FILHO, Lino; FILHO, Casemiro dos Reis; SAVIANI, Dermeval; JANNUZZI, Gilberta S. de M.; GARCIA, Walter E. Política educacional e Educação Física. Editora Autores Associados. Campinas – SP. 2009. Disponível em: http://files.pensando-em-educacao.webnode.com/200000056-b6b21b7a87/ LIVRO% 20Politica-educacional-e-educacao-fisica.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2019.

CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Legislação. 2019. Disponível em: http://confef.org.br/confef/legislacao/177. Acesso em: 18 de out. de 2019.

CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Resoluções.2019. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/381. Acesso em: 30 de out. de 2019.

CORREIA, Rodrigo Nuno Peiró; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Competências do professor de Educação Física e formação profissional, Motriz, Rio Claro, v.16 n.2 p.281-291, abr./jun. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n2p281. Acesso em: 1 de nov. de 2019.

GONÇALVES, Francisco; LIMA, Ricardo; ALBUQUERQUE, Alberto. O perfil do professor de Educação Física e o perfil do treinador, segundo a perspectiva dos alunos do ensino básico e secundário.2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321774879 O perfil do professor de educacao fisica e o perfil do treinador segundo a perspectiva dos alunos do ensino basico e secundario. Acesso em: 1 de nov. de 2019.

GOUVEIA, Dayanne Jacinto; CASTRO, Edson Aparecido Anastácio de; MELO, Oliveira Lima de; PAGANI, Mario Mecenas. A ética na formação do profissional de Educação Física. 2019. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_32_1422027196.pdf. Acesso em: 25 de out de 2019.

MAGALHÃES, Érica; ARANTES, Ana Cristina. A competência profissional e o professor de Educação Física. 2009. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd128/a-competencia-profissional-e-o-professor-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 25 de out. 2019.

MONTEIRO, Renata Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Quem é o bom professor para estudantes do ensino médio. 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2680_1214.pdf. Acesso em: 24 de out de 2019.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2019.

PRONI, Marcelo Weishaupt. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.788-798, jul./set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n3/a27v16n3.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2019.

SANTOS, Maicon Jeferson dos; VOOS, Jordelina Beatriz Anacleto. Caracterização do perfil dos professores de educação física escolar da rede pública estadual do município de Joinville. 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4632/1663. Acesso em: 4 de nov. de 2019.

SEBASTIÃO, Luciane Lima; FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a prática 12/3: 1-12, set./dez. 2009. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-utilizacao-recursos-materiais-alternativos-nas-aulas-educacao-fisica-um-estudo-caso/. Acesso em: 1 de nov. de 2019.

Publicado

2020-06-26 — Atualizado em 2020-06-27

Versões

Como Citar

FERREIRA, A. L. R. .; FERREIRA, J. E. A. .; TONON, C. J. F. M. PERFIL PROFISSIONAL IDEAL E REAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE PORTO VELHO. RENEF, [S. l.], v. 10, n. 15, p. 25–41, 2020. DOI: 10.46551/rn2020101500038. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/2777. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos