Compreensão do trabalho remoto na área da saúde pelo docente do curso de educação física licenciatura
Resumo
A experiência docente ocorreu com 4 professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os professores participaram de uma discussão sobre “Questionários de avaliação da saúde mental na escola e de triagem pré-exercício em função da COVID-19”, no dia 25 de junho de 2020 às 17h, utilizando a rede social Instagram. O evento, oficializado no Departamento de Educação Física da Unimontes, foi intitulado “Aulive”, uma vez que a discussão ocorreu por meio de uma “live” rede social supracitada, já que as aulas presenciais estão suspensas em função da pandemia de COVID-19. Cada professor teve 25 minutos para exposição de suas colocações,sendo um desses o mediador dos temas. A partir da experiência norteadora dos professores: “aulas temáticas por meio de “Lives” no Instagram, os discursos dos docentes desvelaram as seguintes categorias:1º) preparação para a live; 2º) experiência docente na live; 3º)perceptivas docentes após pandemia. A vivência docente experimentada na perceptiva da “live” mostrou um cenário de interlocução aberta e mais próxima com os discentes, na maioria jovens que utilizam com frequência as redes sociais.
Palavras-chave: Teletrabalho. Perspectiva Docente. Rede Social.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.
LEMOS, S. D. Profissionalização docente nas escolas públicas do estado de Tocantins: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 394-418, 2016.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, S. F. Pedagog@ se professor@ s em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 37-42, 2020.
OLIVEIRA, L. A.T. C.; JUNIOR, E. P. L.. a educação a distância, o teletrabalho e o direito: os profissionais da docência na educação virtual. Revista Univap, v. 24, n. 45, p. 17-33, 2018.
VELOSO, B. G.; MILL, D. Educação a Distância e inclusão: uma análise sob a perspectiva docente. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 56-75, 2019.