Prática de atividade física em tempos de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19

Autores

  • Claudiana Donato Bauman UNIMONTES
  • Rosângela Ramos Veloso Silva
  • Simone Valeria Dias Souto Santos
  • Waldney Roberto de Matos e Ávila

Resumo

O ano de 2020 teve seu início marcado pelo surto da doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19.Frente a esse cenário diversas foram as mudanças ocorridas no âmbito social, econômico e educacional, direcionadas pelos governos federal, estaduais e municipais. O distanciamento social fechou as universidades, e em março de 2020, foi publicada a portaria 343 do Ministério da Educação, a qual: “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus” (BRASIL, 2020). Evidenciando a necessidade de um novo modelo educacional, a partir de uma maior utilização da tecnologia para seguir com os conteúdos programados para o ano letivo. Trata-se de um Relato de Experiência, elaborado por uma equipe de professores do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, relacionando os eixos Atividade Física e Saúde e Morfologia Funcional, acerca da realização de uma live por meio da rede social “Instagram” (na linguagem da Internet, a expressão passou a caracterizar as transmissões ao vivo).Nesse cenário, a proposta apresentada tornou-se imprescindível ao apresentar, aos acadêmicos do Curso de Educação Física, informações atuais relacionadas as possíveis alternativas para a continuação das práticas rotineiras de atividade física, por parte dos escolares, em tempos de distanciamento social.O desafio foi apresentar experiências e conceitos associados a manutenção de crianças e adolescentes fisicamente ativa e orientá-las, de forma segura, sem esbarrar nas estratégias de medidas de prevenção em relação à disseminação do vírus.

Palavras-chave:Atividade física.Isolamento social.Pandemia.

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Referências

BRASIL Nacional I. PORTARIA No 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 - DOU - Imprensa Nacional. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou. Acesso 05 de ago. 2020.

HODGES, C.et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning , 2020. Acesso em: 28 jul. 2020.

SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota de Alerta:Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19?Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22593c-NA_-_Atividade_fisica.pdf Acesso em: 15 jul. 2020.

WHO – World Health Organization. Novel Coronavirus (2019-nCoV): Situation Report. Disponível em: https://www.who.int/docs/defaultsource/coronaviruse/situation-reports/20200208sitrep19-ncov.pdf?sfvrsn=6e091ce6_2. Acesso em: 20 jun. 2020.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

BAUMAN, C. D.; SILVA, R. R. V. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .; SANTOS, S. V. D. S. .; ÁVILA, W. R. de M. e . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Prática de atividade física em tempos de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 136–143, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3137. Acesso em: 27 dez. 2024.

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