Intervenção profissional remota em Educação Física: relato de um Meet sobre possibilidades de trabalho com crianças, jovens, adultos e idosos
Palavras-chave:
INTERVENÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICAResumo
Em dezembro de 2019, o mundo foi alarmado com uma nova doença, posteriormente chamada de COVID-19, que hoje protagoniza uma pandemia de projeções trágicas e contornos ainda imprevisíveis. Como consequência, parte das instituições de ensino superior passaram a operar seus processos remotamente, sendo a Unimontes uma delas. Nesse sentido, o objetivo desse relato é registrar uma das ações que foram implementadas nesse trabalho remoto: o desenvolvimento de uma mesa redonda virtual, realizada no dia 26 de junho de 2020, tendo como suporte tecnológico a integração das plataformas Google Meet e YouTube.Para além das limitações impostas pelo cenário atual, o emprego de estratégias baseadas na mediação tecnológica tem permitido, à comunidade acadêmica, construir o melhor presente possível nesses tempos obscuros que confrontam a todos com o desafio cotidiano de reinvenção da nossa existência subjetiva, coletiva e social.
Palavras-chave:Universidade. Intervenção. Educação Física. Pandemia.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, A. S. P.et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Avances en Enfermaría. 2020; 38 (1supl): p-p. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 11 maio 2020.
JIMÉNEZ-PAVON, David; CARBONELL-BAEZA, Ana; LAVIE Carl J. Physical exercise as therapy to fight against the mental and physical consequences of COVID-19 quarantine: Special focus in older people. Progress in Cardiovascular Diseases. https://doi.org/10.1016/j.pcad.2020.03.009
OLIVEIRA, Ana Beatriz. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação. Belo Horizonte, v.13, n. 1, p-p, 1 sem. 2020.