Lesões esportivas e cuidados posturais no contexto escolar
Palavras-chave:
Ciências da saúde.Resumo
A prevenção e ações de primeiros socorros relacionadas à ocorrência de acidentes e lesões esportivas no contexto escolar são aspectos importantes a serem discutidos na formação dos profissionais de Educação Física. O objetivo deste estudofoidescrever as experiências vivenciadas na preparação e realização deuma Live para promover o conhecimento acerca de lesões esportivas e cuidados posturais no contexto escolar, direcionada aos acadêmicos do curso de Educação Física / Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Trata-se de um Relato de Experiência, elaborado por uma equipe docente do Departamento de Educação Física e do Desporto da UNIMONTES. A proposta da Aulive abordando o tema “Lesões esportivas e cuidados posturais no contexto escolar” foi criada através de reuniões prévias ao evento com a participação dos professores envolvidos por meio do GoogleMeet, assim como para a organização do formato do evento utilizou-se o aplicativo WhatsAppe realização pelo Instagram. Durante o evento foi observado uma participação efetiva dos acadêmicos e de outros professores do departamento. Concluímos queatividades didáticas que propiciem tais discussões e aprendizados são essenciais para a adequada capacitação dos profissionais de Educação Física no seu campo de atuação e, em especial, em equipe multidisciplinar pode atuar como multiplicador de tais conhecimentos em benefício à comunidade.
Palavras-chave: Lesões esportivas. Cuidados posturais. Contexto escolar.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, N. F. N. Modelo relacional capacidade e demanda: investigando lesões musculares na região da coxa em atletas jovens de futebol. 2015. 66f. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Sistema de Informações de Saúde. Estatísticas vitais. Mortalidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2016b. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/estatisticas-vitais/ Acesso em: 25 nov. 2016.
FLÔRES, F. S. et al. Prevalência de lesões em escolares praticantes de atividade física: uma análise retrospectiva. Conscientia e Saúde, v.12, n. 3, p. 386-391, 2013. Disponível em http://www.redalyc.org/articulooa?id=92928535006. Acesso em maio 2014.
GODOY, A. E; SILVA, M. A. A formação do Profissional de Educação Física e Primeiros Socorros na Escola. Bragança Paulista, 2009. 25f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade São Francisco.
HILLMAN, S. K. Avaliação, prevenção e tratamento imediato das lesões esportivas. Barueri: Editora Manole, 2002.
LAFETA, J. C. Higiene e Primeiros Socorros na Educação Física. Montes Claros: Editora Unimontes, 2014.
MARQUES R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). v.3, n.7, p.31-46, 2020.
OLIVEIRA, A. D. S. et al. Atuação dos Professores às Crianças em Casos de Acidentes na Escola. Rev. Interdisc. UNINOVAFAPI. Teresina, v. 5, n. 3, p. 26-30, jul. Ago.-set., 2012.
SILVA, L.S.; ASCOLI, A.M.B. O educador físico e os primeiros socorros na educação infantil. Visão Universitária. v., p.17-31. 2018.
SOLTOSVIKI, W.; SOUZA, G. COSTA. C. A. Principais lesões encontradas nas aulas de Educação Física em Três Escolas da Rede Estadual de Ensino da Cidade de Ponta Grossa - PR. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Sant´Ana, Ponta Grossa - PR, 2017.
VIÇOSA, D.L. et al. Educação postural como estratégia de promoção de saúde na escola. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n.2, p.1-23, 2020.