AVALIAÇÃO MOTORA E MORFOLÓGICA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Escolares. Avaliação Funcional. Composição Corporal.

Resumo

Durante a infância, momento em que a criança possui maior facilidade de aprendizado, a criança tenda a adquirir diversas habilidades. Contudo, nos últimos anos, com maior tempo destinados a televisão e jogos eletrônicos, além da alimentação inadequada, as crianças se tornaram menos ativas, resultando em um quadro de sedentarismo, sobrepeso e obesidade, o que pode comprometer a saúde, a qualidade de vida e a prática de exercícios físicos. Deste modo, o objetivo do estudo é identificar o nível de desempenho motor e o perfil de composição corporal de crianças em idade escolar. A amostra foi composta por 18 crianças de 7 e 8 anos de idade, divididos em dois grupos, o Grupo 1 (G1) com crianças de 7 anos e o Grupo 2 (G2) com as de 8 anos. Todos participavam da colônia de férias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e também realizavam as aulas de Educação Física da escola. Foi mensurada a massa, estatura e as dobras cutâneas do tríceps e subescapular, assim, identificou-se o índice de massa corporal (IMC) e o percentua  de gordura corporal (%G) (SLAUGHTER, 1988). Em seguida, para identificar o nível de desempenho motor utilizou-se o Test of Gross Motor Development (TGMD-2), que é composto por 6 habilidades locomotoras (HL), a saber, correr, galopar, saltitar, passo saltado, salto horizontal e deslizar; e 6 de controle de objeto (HC): rebater a bola, drible parada, pegar, chutar, arremesso sobre a cabeça e rolar com a mão baixa. O G1 e o G2 tiveram resultados superiores para as HL, em comparação as HC. As crianças de sete anos apresentaram maior %G e IMC, e melhores desempenhos nas HL e HC. Na composição corporal, apenas 12.5% do G1 apresentou percentual adequado, com 50% considerado baixo e 37.5% alto. No G2, 60% possuía percentual adequado e apenas 10% alto. Conclui-se que a composição corporal não afetou o desempenho motor das crianças avaliadas. Sugere-se a realização de estudos com outras faixas etárias e envolvendo outras variáveis de saúde.

Palavras-Chave: Escolares. Avaliação Funcional. Composição Corporal.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

CLARA FERNANDES SCHWAMBACH, A. .; PRAXEDES, J. . AVALIAÇÃO MOTORA E MORFOLÓGICA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 24, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3569. Acesso em: 22 dez. 2024.