LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA- UNIMONTES: PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO
Resumo
Conhecer quem são os alunos dos cursos de graduação é um dos desafios que se faz presente, diz respeito a compreender as novas características que apresentam os alunos ingressantes, seu perfil, e os impactos que isso pode representar para o desenvolvimento institucional, e para cada projeto pedagógico dos cursos. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo caracterizar o perfil dos acadêmicos matriculados no curso de Licenciatura emEducação Física da UNIMONTES. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de campo,de natureza quanti-qualitativa, descritiva, tendo como amostra 314 acadêmicos regulamente matriculados do 1º ao 8º período do curso, no semestre 2/2017, nos turnos diurno e noturno, pertencentes aos campus Darcy Ribeiro e campus Janúaria. O instrumento para a coleta de dados baseou-se em um questionário semiestruturado adaptado da pesquisa de Terrão (2016). A interpretação das informações qualitativas foi realizada através da criação de categorias, proposta por Minayo (2002), quanto a análise quantitativa deu-se através software SPSS-IBM 22.0. Identificou-se que maioria dos participantes deste estudo eram do sexo feminino, com idade entre dezessete e cinquenta e dois anos,maior parte solteiros, a maioria dos acadêmicos exercem atividades remuneradas, com jornadas de trabalho variando de 4 à 60 horas semanais. Uma expressiva maioria dos estudantes estão inseridos na classe E com renda familiar até 2 salários, sendo que uma maior parte dos acadêmicos são advindos de escolas públicas. Ao especificarem a primeira opção de curso ao tentarem ingressar na instituição superior mencionaram 34 graduações distintas, sendo o curso de Licenciatura emEducação Física o mais citado. A análise das informações permitiu ainda identificar que surpreendentemente e lamentavelmente que expressiva maioria dos participantes da pesquisa não possuíam nenhum conhecimento sobre o curso de Educação Física Licenciatura, no momento de sua escolha.