AS DIFICULDADES DO PERSONAL TRAINER EM SE MANTER NO MERCADO COMPETITIVO
DOI:
10.46551/rn2021121800053Palavras-chave:
Personal trainer; Marketing pessoal; Estratégias.Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar as estratégias de fidelização do Personal Trainer com o cliente. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, aplicada a três Personais Treiners. A pesquisa se classifica como bibliográfica, de campo e de cunho qualitativo. Pode ser constatado que a demanda de profissionais dessa área é grande, e que buscam o aperfeiçoamento profissional constantemente e que as estratégias de marketing pessoal tem sido o ponto chave para que o profissional permanecer no mercado, além também do comprometimento profissional, visando o bom atendimento e a qualidade no serviço prestado ao seu cliente, o mantendo fidelizado.
Downloads
Referências
DOMINGUES FILHO, L.A. Manual do personal trainer brasileiro. 3.ed. São Paulo, Ícone, 2006.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUEDES, D.P; NETO, J.T.M; GERMANO, J.M; LOPES, V; SILVA, A.J.R.M. Aptidão física relacionada à saúde de escolares: programa fitnessgram. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 18, N° 2 – Mar/Abr, 2012.
GUEDES, D.P; GUEDES, J.E.R.P. Controle do peso corporal. Londrina, Midiograf, 1998.
GODOY, A.S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, mai./ago. 2005.
GÜNTHER, M.C.C., MOLINA NETO, V. Formação permanente de professores de Educação Física na rede Municipal de ensino de Porto Alegre: uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.14, nº1, p. 72¬84 jan./jun. 2000.
HUNGER. D, FERREIRA. L.A. As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Educação Física e de licenciaturas. In: SOUZA NETO, S. HUNGER. D. Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética Editorial, 2006.
KOTLER, P.; STOLLER, M. Marketing de alta visibilidade. São Paulo: Makron Books, 1999.
MALYSSE, S. Em busca dos (H)alteres-ego: Olhares franceses nos bastidores da corpolatria carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007
O’BRIEN, T.S. O manual do personal trainer. São Paulo: Editora Manole, 1999.
OLIVEIRA, R.C. Personal training. São Paulo: Atheneu, 1999.
RIBEIRO, L. Saber viver profissionalmente. Belo Horizonte: Leitura, 2003.
RODRIGUES, C.E.C. Personal training. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
SANTOS, L. Marketing pessoal e sucesso profissional. Campo Grande: UCDB, 2002.
SOARES, C.L. Imagens do Corpo “Educando”: Um Olhar Sobre a Ginástica no Século XIX. Pesquisa Histórica em Educação Física, v. 02. 2010.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, M.M.F.; ZOUAIN, D.M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.