CONHECENDO O MUSEU: UMA INTERVENÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE MONTES CLAROS-MG.

Autores

  • Cleison Marciel Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Danilo Martins Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Taynara Helena dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Frankly Oliveira Sales4 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Eduardo Silva Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Diego Alves Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rogério Othon Teixeira Alves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

O subprojeto da Educação Física do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), coordenado pelo prof. Dr. Rogério Othon Teixeira Alves, sediado na E. E. João de Freitas Neto, situada no bairro Morada do Parque na cidade de Montes Claros-MG, direciona suas atividades à educação para o lazer, entendendo suas possibilidades de intermediação para uma condição de vida saudável. Logo no início da execução do subprojeto, uma das primeiras atividades foi caracterizar os alunos da escola em questão em relação a idade, moradia e práticas diárias em geral. Para que isso acontecesse, foi elaborado um questionário que foi aplicado para as turmas do ensino médio da escola a fim de levantas esses dados. Ao todo, foram aplicados 167 questionários onde um aspecto chamou muito a atenção, um dado representando que dentre esse montante, apenas 2,40% afirmou visitar museus. Partindo dessa premissa, foi elaborado uma intervenção onde o objetivo principal era oportunizar esses alunos a visitarem e assim conhecerem um museu. A priori, foi produzido um projeto a ser apresentado à direção da escola que logo o aprovou. Logo em seguida, começou a ser feita a introdução teórica do tema “museu” de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de história e filosofia. Foram elaboradas e ministradas aulas voltadas para as nuances do lazer e conceituação dos museus para a contextualização da visita dos alunos. A visita foi feita ao Museu Regional do Norte de Minas Gerais, localizado na cidade de Montes Claros-MG. No decorrer e mesmo após a intervenção, foi possível perceber a satisfação dos alunos em estar presente em um ambiente tão rico em conhecimento e cultura. Com essa intervenção foi possível propiciar aos alunos da escola uma prática nova para a grande maioria deles, os influenciando para uma possível nova prática de lazer, além de contribuir para conscientizar a preservação e valorização do Museu Regional do Norte de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-01-17

Como Citar

MARCIEL PEREIRA, C.; MARTINS ALMEIDA, . D. .; HELENA DOS SANTOS, . T.; FRANKLY OLIVEIRA SALES4, . D. .; SILVA RODRIGUES, . E.; ALVES DURÃES, . D. .; OTHON TEIXEIRA ALVES, . R. CONHECENDO O MUSEU: UMA INTERVENÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE MONTES CLAROS-MG. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/440. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)