CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO – PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE QUAIS CONTEÚDOS TÊM MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar quais conteúdos da Educação Física tem maior participação dos alunos do Ensino Médio de uma escola no município de Coração de Jesus/MG, na percepção das professoras. A amostra foi constituída por duas professoras do Ensino Médio da rede pública estadual, as perguntas estão relacionadas aos conteúdos, aos materiais disponíveis e planejamento das aulas. Foi utilizado um questionário, elaborado pelas pesquisadoras, constituída por oito perguntas abertas, visando que o questionário é uma técnica de investigação formada por um conjunto de questões que servem para adquirir informações de indivíduos sobre conhecimentos, valores, expectativas, crenças, entre outros (GIL, 2008). A interpretação dos dados coletados se deu pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), através dos dados qualitativos e foi utilizada a análise categorial, pois consideramos como a melhor alternativa para analisar os dados coletados. Através das respostas do questionário, podemos ver que existe a dificuldade dos professores diversificarem as suas atividades, porque os alunos, no entender dos docentes, não estão dispostos a variação das atividades. Também constatamos que um conteúdo onde há maior participação dos alunos de Educação Física no Ensino Médio é o futsal, mas não é adequado colocar em todas as aulas uma única ferramenta de ensino, pois isso pode fazer com que eles percam o interesse em outras atividades e não tenham oportunidade de conhecer novas práticas. Assim, visamos com esses resultados contribuir para que a Educação Física possa servir para futuras tomadas de decisão desta instituição e de outras que tenham as mesmas características.