PRÁTICAS DE LAZER NA SEMANA DO ESTUDANTE EM UMA ESCOLA DE MONTES CLAROS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Danilo Martins Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Frankly Oliveira Sales Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Taynara Helena dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Diego Alves Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Eduardo Silva Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cleison Marciel Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rogério Othon Teixeira Alves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

O subprojeto da Educação Física do Programa de Residência Pedagógica da Unimontes, sediado na E. E. João de Freitas Neto, situada no bairro Morada do Parque na cidade de Montes Claros-MG, objetiva oferecer aos alunos o conhecimento necessário sobre o lazer e suas práticas em seu desenvolvimento individual e coletivo como meio de educação para a saúde. Durante a semana de comemoração do Dia do Estudante, foi realizado com os alunos do Ensino Médio um projeto de práticas de lazer no parque. Foram explicados por meio de aulas teóricas aos alunos os interesses do lazer durante os horários das aulas de Educação Física. A partir das aulas ministradas, foi elaborado um questionário pela equipe do Residência Pedagógica para investigar a frequência de atividade física dos alunos em suas práticas de lazer do cotidiano. Foram respondidos 144 questionários em cinco turmas do ensino médio, e os resultados foram: 70,73% dos alunos afirmaram que praticam alguma atividade física de lazer; quanto a proposta de intervenção na semana do estudante, 24,39% dos alunos afirmaram que frequentam parques durante uma semana normal para prática de alguma atividade de lazer. Devido ao baixo índice de frequência a parques nas respostas dos alunos, foi proposto na semana do estudante uma intervenção com práticas de lazer no Parque Municipal Milton Prates, localizado próximo a escola. Foram propostas oficinas de skate, slackline,leparkour, treeking orientado e street dance em uma manhã. Durante a realização do evento, foi notado o interesse dos alunos em participar das práticas propostas pelos residentes, sendo notada a satisfação na realização das oficinas oferecidas. Com este projeto, foi possível intermediar o acesso as práticas de lazer num parque da cidade, estimulando a utilização do espaço público como um meio de vivenciar atividades físicas diversas que poderão ser utilizadas tanto para o seu divertimento no tempo livre quanto para ter uma vida saudável por meio do lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Martins Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Daniel Frankly Oliveira Sales, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Taynara Helena dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmica do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Diego Alves Durães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Eduardo Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Cleison Marciel Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Rogério Othon Teixeira Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

MARTINS ALMEIDA, D.; FRANKLY OLIVEIRA SALES, . D.; HELENA DOS SANTOS, T.; ALVES DURÃES, D.; SILVA RODRIGUES, E.; MARCIEL PEREIRA, C.; OTHON TEIXEIRA ALVES, R. PRÁTICAS DE LAZER NA SEMANA DO ESTUDANTE EM UMA ESCOLA DE MONTES CLAROS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 29, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/478. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>