A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG
Resumo
Atualmente, o professor encara desafios na sala de aula que, muitas vezes, impede a efetivação do seu trabalho com qualidade. Os professores de Educação Física exercem um papel de grande responsabilidade no ensino infantil pois eles auxiliam não só na metodologia e no desenvolvimento dos seus alunos, mas trabalham com valores cognitivos, afetivos, morais, sociais e emocionais. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como os professores de Educação Física Infantil avaliam sua prática docente em algumas escolas das redes públicas municipal de Montes Claros – MG. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com uma amostragem constituída por duas professoras da rede pública estadual que assinaram o termo de consentimento livre. Para realizar o diagnóstico das dificuldades enfrentas pelos professores de Educação Física, foi utilizado um questionário com 12 questões abertas. Com base nos resultados obtidos foi possível afirmar que os objetivos deste estudo foram alcançados, uma vez que evidenciaram a prática docente dos professores da Educação Física no ensino público, bem como as suas dificuldades, como a falta de materiais e espaço físico para realização das aulas, falta de planejamento para os alunos com necessidades especiais. Foi possível verificar, também, as dúvidas e anseios dos entrevistados em relação aos métodos de ensino. Sendo assim, foi possível relatar as diversas situações enfrentadas pelas Professoras de Educação Física do ensino público. É perceptível que os professores zelam pelo trabalho desempenhado. O maior problema encontrado, que desmotivam os mesmos, é o descaso com a educação e a indisponibilidade de recursos.