VISITA AO MUSEU: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Taynara Helena dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Danilo Martins Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Cleison Marciel Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Clélia Soares Fonseca1 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • André Cangussu Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jiulliano Carlos Lopes Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rogério Othon Teixeira Aloves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica, ação do MEC por meio da CAPES, tem como finalidade aperfeiçoar o estágio supervisionado, no qual contribui na formação de professores inserindo os acadêmicos a partir do 5° período de graduação dos cursos de licenciatura nas escolas de educação básica. O Subprojeto da Educação Física, Estudos do Lazer, desenvolvido na E. E. João de Freitas Neto, por meio de uma intervenção pedagógica, realizou o projeto interdisciplinar “Conhecendo o Museu: resgatando a história da origem de nossa região”, entre as disciplinas de História, Filosofia e Educação Física, que propiciou aos alunos do ensino médio uma visita ao Museu Regional do Norte de Minas, promovendo assim uma articulação entre os saberes disciplinares. Os objetivos desta ação foram: conceituar o patrimônio cultural; despertar nos alunos a importância do cultivo da nossa memória cultural; estimular o desenvolvimento do indivíduo na relação lazer-educação. Os museus reformulam a teia discursiva da história, através de objetos e documentos apresentados e expostos, tornando-se um meio de expressão e elaboração da memória da sociedade. Por fim, a visita ao museu contribuiu para a exploração prática das categorias do lazer intelectual e turístico, reflexões sobre a nossa memória coletiva como modo de promover o autoconhecimento e análise do aprendizado dos alunos no contexto da história, no que refere descrever o Museu enquanto bem material e imaterial,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynara Helena dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Danilo Martins Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Cleison Marciel Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Clélia Soares Fonseca1, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes

André Cangussu, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmicos do Curso Educação Física - Licenciatura Unimontes.

Jiulliano Carlos Lopes Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Curso de Educação Física – Licenciatura Unimontes. 

Rogério Othon Teixeira Aloves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor do Curso de Educação Física – Licenciatura Unimontes.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

HELENA DOS SANTOS, T.; MARTINS ALMEIDA, D. .; MARCIEL PEREIRA, C. .; SOARES FONSECA1, C. .; CANGUSSU, A.; CARLOS LOPES MENDES, J. .; OTHON TEIXEIRA ALOVES, . R. VISITA AO MUSEU: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 32, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/481. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)