A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • José Janailson Guedes da Rocha Unimontes
  • Juliana Alves Miranda Andrade Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.

Resumo

O estudo envolveu a inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de educação física. O objetivo é demonstrar aspectos relevantes da inclusão de qualidade nas aulas de educação física para alunos com deficiência física. A Educação Física ajuda e motiva os alunos com necessidades especiais. Por meio do curso, os alunos melhoram sua autoestima, autoconhecimento, autocontrole, suas habilidades psicomotoras e sociais, e estimulam outros alunos a compreender, aceitar as diferenças e apoiar esse desenvolvimento. Nos objetivos específicos, buscamos compreender a inclusão da pessoa com deficiência na educação física escolar; enfatizar a importância desta para o desenvolvimento das habilidades físicas de crianças com deficiência física e destacar a importância da estrutura física do ambiente escolar. O método utilizado foi baseado em revisão de literatura por alguns autores, que foi útil para o desenvolvimento. A conclusão desta pesquisa é que escolas e professores devem estar preparados para acolher e atender adequadamente os alunos com deficiência física, mudando a forma como os alunos comunicam entre si para que todos compartilhem os mesmos conteúdos e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9050:2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

______ Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9050:2020 (Emenda 1) – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Lei Nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.

Brasil, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 03 mar. 2022.

Brito, R. F. A.; LIMA, J. F. Educação física adaptada e inclusão: desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Corpo, Movimento e Saúde, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-12, jan./jun., 2012.

CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação física e inclusão: considerações para a pratica pedagógica na escola. 2014. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/INCLUS%C3%83O-PRATICA-PEDAGOGICA.pdf. Acesso em 10 fev. 2022.

DARIDO, S.C. Ensinar/aprender educação física na escola: influências, tendências e possibilidades. In: DARIDO, S.C.; Maitino, E. M. (Org.). Pedagogia cidadã: Cadernos de formação: Educação Física. São Paulo: UNESP, 2004.

FOIANESI, C. M. et al. A educação física adaptada a deficientes físicos em escola pública. 2012. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2012/anais/arquivos/RE_0451_0397_02.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 165 p.

LEHNEN, A. M. et al. Exercício Físico para populações especiais [recurso eletrônico]. Revisão Técnica: Marcelo Guimarães Silva. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

MARQUES, C. M.; CARON, L.;e CRUZ, A. A. Inclusão da criança com deficiência no ensino regular: olhar das famílias sobre a inclusão na escola. 2020.

MONTOAN, M. T. E.; PIETO, R. G.; ARANTES, V. A. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 2. ed. São Paulo: Summus, 2006. 103 p.

PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007. 232 p.

PAPA, F.; VIÉGAS, S. A. G. e ZAMOR, A. V. Inclusão: uma mudança no olhar da comunidade para a construção de uma escola melhor inclusiva. 2015. Disponível em: encurtador.com.br/asuAU. Acesso em: 23 fev. 2022.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. 168 p.

SCHIRMER, C. R.; et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília: SEEP/SEED/MEC, 2007. 129 p.

SOUZA, A. J. et al. A inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e os desafios do docente em lidar com isso. 2015. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/INCLUSAO_CRIANCAS_PORT_NEC_ESPECIAIS.pdf. Acesso em 31 jan. 2022.

SOLER, R.. Brincando e aprendendo na educação Física especial. Rio de Janeiro: RJ. Ed. Sprint, 2002.

STAIMBACK, S.; STAIMBACK W. Inclusão: Um guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STRAPASSON, A. M.; CARNIEL, F.. A Educação Física na Educação Especial. 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010 /artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/EdF_Ed_Especial.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022

TEIXEIRA, L.. Deficiência física: definição, classificação, causas e características. 2010. Disponível em: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/definicao-e-classificacao-da-deficiencia-fisica.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022

VIEIRA, L. C. R.; SOUSA, D. S. Inclusão na Educação Física escolar. Revisão de conceitos, caracterização de deficiências, benefícios do exercício físico e esportes adaptados. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd155/beneficios-do-exercicio-fisico-e-esportes-adaptados.htm . Acesso em: 18 jan. 2022.

SILVA, F. N. R.; VOLPINI, M. N. Inclusão de alunos com deficiência física: conquistas e desafios. 2014. Disponível em: encurtador.com.br/giBEU. Acesso em: 27 fev. 2022.

Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

JANAILSON GUEDES DA ROCHA , J. .; ALVES MIRANDA ANDRADE, J. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 2–13, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5203. Acesso em: 23 nov. 2024.