FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A DIVERSIDADE ESPORTIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Warley Nunes Silveira unimontes
  • Juliana Alves Miranda Andrade Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Infraestrutura. Atividade física. Âmbito escolar.

Resumo

A Educação Física é uma área em que seus profissionais, no exercício de sua prática docente, enfrentam constantes desafios, o que vem interferindo na qualidade do ensino. O objetivo geral encontra-se pautado em investigar os tipos de práticas esportivas em aulas de educação física de escolas com infraestrutura inadequada. A metodologia foi baseada em uma pesquisa bibliográfica, em autores como Matos (2006), Souza (2013), Horta (2011), Crum (1993) e nos documentos oficiais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997/ 1998). Conclui-se que há muito a ser feito para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos professores de educação física e, consequentemente, melhorar o ensino nas escolas públicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad.: Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

BETTI, M. & ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes Acesso em: 18 de Maio de 2022.

De Paula, A. et al. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Motrivivência, Florianópolis, v.1, n.39, p. 57-65, 2019.

HORTA, Silas Dumont Pires. A influência da estrutura física no ensino aprendizado. NetSaber Artigos. 2011. Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br Acesso em: 11 de Maio de 2022.

MATOS, Marcelo da Cunha. A organização espacial escolar e sua influência nas aulas de Educação Física. 2006. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-organizacao-espacialescolar-sua-influencia-nasaulas-educacao-fisica/Acesso em: 15 Maio 2022.

NETO, Mário Duarte Barros. Educação Física escolar: soluções pedagógicas para as principais dificuldades encontradas pelos professores da educação básica. Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, V.1, n.1.2013.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2003.

Souza Júnior M, Santiago E, Tavares M. Currículo e saberes escolares: ambiguidades, dúvidas e conflitos. Pró-Posições 2011.

SILVA, Francisca Feitosa et al. Objetivos e conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integral. Revista Educação, v. 11, n. 1, p. 65-76, jan./jun. 2021.

SILVA, Sônia das Graças Oliveira. NetSaber. Artigos: A escola na formação do cidadão. Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_27851/artigo_sobre_aescola-na-formaao-do-cidadao. Acesso 15 Maio 2022.

SOUSA, Leandro Araujo de et al. Objetivos de ensino da Educação Física nos fatores de atividade física e saúde e formação humana: validação da escala de percepção discente. Motricidade, v. 12, n. 1, p. 85-94, 2018

TAVARES, Wellington Silvério. A infraestrutura para Educação Física nas escolas da cidade de Araranguá/SC. 2013. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1572 Acesso em: 15 Maio 2022.

Publicado

2022-06-30

Como Citar

NUNES SILVEIRA, W.; ALVES MIRANDA ANDRADE, J. . FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A DIVERSIDADE ESPORTIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 130–139, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5223. Acesso em: 23 nov. 2024.