O LÚDICO COMO INTERMEDIADOR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Autores

  • Edima Ferreira de Souza 100017184
  • Ronilson Ferreira Freitas Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

As atividades lúdicas são importantes, pois ajudam na evolução harmoniosa do indivíduo, sobretudo na primeira infância, pois a brincadeira e o brinquedo envolvem um convívio social, além de desenvolver a afetividade e a saúde mental. O lúdico contribui para o desenvolvimento global do indivíduo, facilitando no processo de expressão e de construção do pensamento. Neste contexto, este estudo teve como objetivo, descrever o lúdico como um processo intermediador da aprendizagem nas aulas de Educação Física, com ênfase nos brinquedos e brincadeiras. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa com procedimentos bibliográficos, exploratória de natureza qualitativa. Conclui-se que o ensinar na educação infantil, nas aulas de Educação Física deverá estar associado ao brincar, isto porque na brincadeira, o profissional pode intervir pedagogicamente nas ações de cuidado e educação entre a criança e o conhecimento, pois o principal indicador de aprendizagem entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.

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Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

DE SOUZA, E. F.; FERREIRA FREITAS, R. O LÚDICO COMO INTERMEDIADOR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 63–76, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5272. Acesso em: 22 dez. 2024.

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