O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Taline Silva souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • Alexandre Alves Caribé da Cunha
  • Josária Ferraz Amaral Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Resumo

Este trabalho tem como foco fazer ponderações sobre a importância do papel do profissional de educação física que é promover a saúde como um todo, focando na atividade física como um dos meios para isso. Analisar o papel do profissional de Educação Física na formação psíquico, social e ensino aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Justificativa: A realização deste estudo justifica-se pela discussão sobre a relevância que a Educação Física tem para o desenvolvimento global do aluno, integrando-o na cultura corporal do movimento, transmitindo diversos conhecimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a revisão de literatura, fazendo consultas em artigos, livros e resumos publicados em bases on-line de dados científicos. O professor tem a função de ensinar o que é certo, isso faz com que seu papel seja importante na formação do aluno para a sociedade. Por isso, é muito importante despertar no aluno a consciência de cuidar da saúde, e ter hábitos saudáveis. Na educação física, você pode lidar com os movimentos psicomotores, desenvolver as habilidades das crianças e prepará-las para um aprendizado adequado no futuro.  A educação física é uma porta para a formação social e de princípios do aluno. É preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores no aluno, transformando o meio em que está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, O. R. B. P.; FROTA, P. R. O.. Educação Física em questão: resgate histórico e evolução conceitual. 2002. Disponível em: encurtador.com.br/fQV47. Acesso em: 30 out. 2021

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALCÂNTARA, F. C. Estudo Bibliográfico Sobre o Processo Histórico de Atuação do Educador Físico e da sua Inserção na Estratégia Saúde da Família do Município de Sobral-CE. 2004. 65f. Monografia (Especialização com Caráter de Residência em Saúde da Família) - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

ARAUJO, G.S.A. Silva, R.E. As contribuições da Psicomotricidade na educação infantil. CECIERJ. Disponivel em: encurtador.com.br/eoK13. Acesso em 30 out. 2021.

BARBOSA C. A. Educação Física Escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

BNCC, Base nacional Curricular .Disponivel em: encurtador.com.br/ptQWX. Acesso em 31 out. 2021.

BORGES, F. et al. A psicomotricidade no ensino fundamental. 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão – FEPEG, 2015. Disponível em: http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/a_psicomotricidade_no_ensino_fundamental_pronto_0.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

CÁSSIA, R.L.K. SCHULTZ, E.W. A prática pedagógica na educação física escolar: pensando além da prática. Dissertação (Mestrado em Educação Física Escolar) - FEFUNICAMP, Campinas,1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Coleção magistério 2° grau; serie formação do professor, Cortez Editora.

CONFEF. Organización de las naciones unidas para la educación, la ciencia y la cultura. Disponível em: http://www.confef.org.br/arquivos/unesco.doc. Acesso em: 22 out. 2021.

COSTA, L. C. A. et al. Educação física e esporte: motivando para prática cotidiana escolar. Revista de Educação Físca da UFRGS, Movimento, Porto Alegre, v. 23, n.3, p. 935-948, jul./set. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/66430. Acesso em: 19 nov. 2021.

FOLLE, A.; TEIXEIRA, F. A. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física. Revista da Educação Física/UEM, v. 23, n. 1, p. 37-44, 2012.

FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da Pesquisa Científica.. Curso de Especialização em Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Informática Educativa. UECE, 2002.

FRAGA, A. B. Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem-comportada. Belo Horizonte: Autêntica. 2000.

FREITAS, J. F.; BORGES DA SILVA, J. E.; AFONSO LACERDA, M. R.; LEONARDI, T. J. A identidade da educação física escolar sob o olhar dos alunos do 5ª ano do ensino fundamental I. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i2.39482. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/39482. Acesso em: 28 maio. 2022.

GALLAHUE, D. L; DONNELLY, F. C. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2001.

JERÔNIMO, A. O Handebol nas escolas: praticado ou ensinado. 1998. 25 f. Monografia (Graduação em Educação Física) Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1998.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial, Brasília, 2 dezembro 2003a.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996). Lei Federal n. 9.394, de 26/12/1996. 5. Ed. Brasília, DF, MEC, 2013.

LIMA, J. S. F. Motivação nas aulas de educação física na turma do 9º ano do ensino fundamental. Piritiba – Bahia, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9529/1/2014_JerusaSantosFreitasLima.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

MARTINS, H.M et al. Educação Física Escolar no desenvolvimento da psicomotricidade. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 10, n. 8, pág. e59310817982, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17982. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17982. Acesso em: 28 maio 2022.

Molinari, P.M.A.; SENS, M.S. A Educação Física e sua Relação com a Psicomotricidade. Revista PEC. Curitiba. v.3 n.1 p.85-93 2002.

NEIRA; M. G. O Papel da Educação Física na Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/918/entrevista-com-marcos- neira-sobre-o-papel-da-educacao-fisica-nas-escolas. Acesso em: 30 out. 2021.

NUNES, S. G. Planejamento das aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em São Sebastião do Cai. RS. Centro Universitário FEEVALE. Novo Hamburgo. 2007.

RETONDAR, M. J. As representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamenta no município do Rio de Janeiro. Motrivivência, a. XXI, n. 32/33, p. 211-229, jun-dez de 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p211. Acesso em: 19 nov. 2021.

ROSSI, S.F. Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Vozes dos Vales. São Paulo. n.01 Disponivel em: https://pt.scribd.com/document/132358492/Consideracoes-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educacao-Infantil. Acesso em 31 out. 2021.

SACRISTÁN, J.G, e PÉREZ GÓMEZ, A. J. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANTANA, M. S.; SANTANA, A. S.; DE OLIVEIRA, R. .C. S. A importância da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma breve apreciação. Educação e Contemporaneidade – VI Colóquio Internacional, São Cristovão – SE, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10180/21/20.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

SILVA, V. S. et al. A importância da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Visão dos responsáveis. EFDeportes: Buenos Aires, (16) 156, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd156/a-educacao-fisica-escolar-do-ensino-fundamental. Htm. Acesso em: 1 de mar. 2021.

SOARES, E. R. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. EFDeportes: Buenos Aires Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm . (17): 169, 2012. Acesso em: 30 out. 2021.

TANAKA, C. C.; FERRAZ, M. A. A psicomotricidade nas aulas de educação física sob a ótica dos professores das escolas públicas e particulares. UNIESP, 2017. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180302133001.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

TODISCO, W. M. D.; OLIVEIRA, P. R.D. Psicomotricidade: desenvolvimento do ritmo motor nas aulas de educação física no ensino fundamental I. DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde, v. 4, n. 1, p. 55-71, 2018. Disponivel em: https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/82/92. Acesso em: 27 maio 2022.

XAVIER, A. M. V. C. et al. A visão dos professores sobre a importância da educação física escolar para a qualidade de vida dos alunos e seus reias impactos. Base Institucional Acadêmica do Instituto Federal do Piauí, 2017. Disponível em: encurtador.com.br/bgHY8. Acesso em: 19 nov. 2021.

Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

SOUZA, T. S.; ALVES CARIBÉ DA CUNHA, A.; FERRAZ AMARAL, J. . O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 14–23, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5278. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)