A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISÍCA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I- SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Nathane Ferreira Dos Santos Alves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Adriana Bispo Rordigues Universidade Estadual de Montes Claros ´ UNIMONTES

DOI:

10.46551/rn2023142200074

Palavras-chave:

Educação Física. Desenvolvimento Motor. Ensino Fundamental I.

Resumo

O desenvolvimento motor faz parte do desenvolvimento humano, sendo essencial para a realização de tarefas do dia a dia. O desenvolvimento do ser humano está relacionado ao meio em que ele se insere, desde o desenvolvimento físico e motor até o desenvolvimento cognitivo e social. O presente artigo aborda a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor dos escolares do Ensino Fundamental I e traz algumas contribuições sobre a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I, fundamentadas na importância do movimentar-se e como as atividades lúdicas tornam-se fundamentais dentro desse processo, pois proporcionam o prazer às crianças, além de contribuírem para o seu desenvolvimento motor, intelectual e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M, M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos de graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

RAUJO, M. P. de et al. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012.

ARRUDA, K. M. F. de; SILVA, E. A. A. Desenvolvimento Motor na Educação Infantil através da ludicidade. CONNECTION LINE-REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, n. 4, 2014.

CORREIA, M. M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na Educação Física. Campinas: Papirus Editora, 2016.

COTRIM, J. R. et al. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Revista da Educação Física / UEM. Maringá, PR, Brazil: Universidade Estadual de Maringá, v. 22, n. 4, p. 523-533, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/213325.

ETCHEPARE, L. S. A avaliação escolar da Educação Física na rede municipal, estadual, particular e federal de ensino de Santa Maria. 2000. 89f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

ENDERLE, C. Psicologia do desenvolvimento. O processo evolutivo da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 2a, 1987.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e Prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

GALLAHUE, D. Ozmun, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor de bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor-: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

GUEDES, D. P. Crescimento e desenvolvimento aplicado à Educação Física e ao Esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. SPE, p. 127-140, 2011.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 6. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016.

JESUS, C.A. Educação física escolar no desenvolvimento motor do aluno. 2017, 21f. TCC (Faculdade de Educação e Artes) - Universidade do Vale do Paraíba, São Paulo, 2017.

JESUS, M. E. Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar I. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, v. 8, n. 1, p. 82-97, 1994.

KREBS, R. J.; FERREIRA NETO, C. A. Tópicos em desenvolvimento motor da infância e adolescência. Rio de Janeiro: Lecsu, 2007.

PEREIRA P., MANZATTO L, De MARCO A. Análise do Crescimento e Desenvolvimento Motor de Escolares de 1ª a 4ª Série do Município de Holambra – São Paulo. Hu Rev. Juiz de Fora, Vol. 36, N º. 4, p.308-314 , Out/ Dez, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1087. Acesso em: 2 abr. 2022.

REBELO, M. Desenvolvimento Motor da criança: Relação entre Habilidades Motoras Globais, Habilidades Motoras Finas e Idade: Desenvolvimento Motor: Relação entre Habilidades Motoras e Idade. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 20, n. 1, p. 75-85, 2020.

RODRIGUES, C. G. Educação Física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005

RODRIGUES, D. et al. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, n. 3, p. 49-56, 2013.

ROSA NETO, F. et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, n. 6, p. 422-427, 2010.

SILVA, R. R. da C. et al. A importância da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Anais da Jornada de Educação Física do Estado de Goiás, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2018.

TANI, Go; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 339-350, 2012.

SANTOS, J. P. G. A importância da educação física no desenvolvimento da psicomotricidade. 2007, 21f. Monografia (Pós-graduação em Psicomotricidade) Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2007.

SARAIVA, J. P.; RODRIGUES, L. P. Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 193-211, 2011.

SANTOS, C. R. dos et al. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 497-506, 2015.

SILVA, V. S. de et al. A importância da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental: visão dos responsáveis. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n. 156, 2011.

XISTO, P. B.; BENETTI, L. B. A psicomotricidade: uma ferramenta de ajuda aos professores na aprendizagem escolar. Revista Monografias Ambientais, v. 8, n. 8, p. 1824-1836, 2012.

Publicado

2023-07-01 — Atualizado em 2023-10-17

Versões

Como Citar

DOS SANTOS ALVES, N. F.; BISPO RORDIGUES, A. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISÍCA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I- SÉRIES INICIAIS. RENEF, [S. l.], v. 14, n. 22, p. 23–33, 2023. DOI: 10.46551/rn2023142200074. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5289. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos