DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educaçãoo Física Escolar. Inclusão. Práticas pedagógicas inclusivas.Resumo
A inclusão é necessária na escola, uma vez que proporciona condições permanentes e possibilidades de desenvolver a aprendizagem, maximizando o potencial do aluno. A disciplina Educação Física desempenha papel importante no desenvolvimento do aluno e pode ser uma ferramenta importante no processo de inclusão. Assim, buscando compreender o potencial dessa disciplina na inclusão escolar, o objetivo foi realizar uma revisão bibliografica sobre os desafios e as contribuições da Educação Física para a inclusão escolar. A busca bibliográfica consistiu na pesquisa de artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021, nas bases de dados eletrônicos Scielo e Portal Periódicos CAPES, utilizando os descritores Educação Física escolar, inclusão, e práticas pedagógicas inclusivas. A busca eletrônica retornou 30 artigos que após a análise do resumo, 21 foram excluídos. Portanto, 9 artigos foram utilizados nesta revisão. Conclui-se que os principais desafios da Educação Física Escolar é a falta de práticas pedagógicas adequadas, falta de espaços físicos e as características dos alunos, já as contribuições apresentam-se na adptação curricular através dos conteúdos das aulas com base no lúdico, na adaptação de regras e na utilização de ajudantes naturais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, Camila; Et al. Inclusão na educação física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes. Revista de Educaçao física, esporte e Lazer v. 29 (2017): n. especial. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/21758042.2017v29nespp144. Acesso em: 24 jun 2021.
DINIZ, Rakel; et al. A Educação Física como método inclusivo para crianças com necessidades especiais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp. 235-253, outubro / novembro de 2016. ISSN. 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-fisica. Acesso em: 02 jan. 2022.
FIORINI, Maria; ET al.dificuldades e sucessos de professores de Educacao Fisica em relação a inclusão escolar. Rev. bras. educ. espec. 22,1Jan/Mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9DgGGb7khDNxQX8CK7hrqGj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 jan. 2022.
FREITAS, Josiane; et al. Inclusão escolar e educação física: a participação dos professores de Hortolândia SP. Revista pensar a prática, v. 17 n. 1 (2014). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/23732. Acesso em: 02 jan. 2022.
LARA, Fabiane; et al. A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente. Revista Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 15, n. 1, p. 67-74, jan./jun. 2017.Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/article/download/4293/3494. Acesso em: 02 jan. 2022.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.
SALLES, William et al. Inclusão de alunos com deficiência na escola: percepção de professores de educação física. Conexões, 13(4), 1–21. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643430>. Acesso em: 04 ago. 2021.
SANTOS, Nilvânia; et al. Educação Física Escolar : dificuldades e estratégias. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/viewFile/6383/3226. Acesso em: 05 ago. 2021
SEABRA, L. Educação Física e inclusão educacional: entender para atender. 2012. 98f. (Tese de Doutorado). UNICAMP.Campinas, 2012.
SCHMITT, Jessica; et al. Concepção de professores de Educação Física em relação à qualificação e atuação junto de alunos com deficiência. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Campinas, v. 13, n. 1, p. 1-19.Disponivel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2146. Acesso em 04 set. 2021.
SOUZA, Dulce. As contribuições da Educação Física para o processo de inclusão no ensino regular. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/2128
STEINHILBER, Jorge. Educação física como um meio para a inclusão social e qualidade de vida. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/educacao-fisica-como-um-meio-para-a-inclusao-social-e-qualidade-de-vida/.