Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-29. Leia a versão mais recente.

ANSIEDADE ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Carlos Marcelo Ribeiro de Almeida Unimontes
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES
  • Wellington Danilo Soares Universidade estadual De Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Ansiedade. Professor. Covid-19. Pandemia. Educação Física.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde revelou que a ansiedade teve um aumento muito grande nos últimos tempos quando se trata da população brasileira, deixando o país no ranking dos que mais possuem pessoas que desenvolveram esse transtorno. O presente estudo objetivou analisar a prevalência de ansiedade em profissionais de Educação Física escolar durante o período da pandemia da Covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, comparativa e transversal. A amostra foi composta por 21 professores de Educação Física, ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, selecionados de forma aleatória e submetidos ao Inventário de Ansiedade de Beck. Os resultados apontaram que todos os avaliados apresentaram algum nível de ansiedade, seja moderado ou severo. Ao final foi possível depreender que os níveis de ansiedade se mostraram bem alarmantes, existindo uma necessidade latente de aprofundamento para diagnosticar causas e possíveis tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDAS, L. R. R.; TELES, M. C.; GUIMARAES, A. L. R.; SOUSA, J. F. G. Remote education during the COVID-19 pandemic: teaching perception, quality of life and anxiety among university professors in Minas Gerais, Brazil. Research, Society and Development, v.11, n.1, p.e37511125041, 2022.

CUNHA, J. A. Manual da versão em português das escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2001.

DIAS-TRINDADE, S.; ESPÍRITO SANTO, E. Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências, dos pesquisadores. In: Dinamara Pereira Machado (organizadora). Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.

HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. B. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. Revista Diálogos em Educação, v.1, n.1, p.208–220, 2020.

LIMA, C. K. T.; et al. The emotional impact of Coronavirus 2019 - nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry Research. v.287, n.1, p 1–2, 2020.

MAZZA, C. et al. A nationwide survey of psychological distress among Italian people during the Covid-19 pandemic: immediate psychological responses and associated factors. International Journal of Environmental Research and Public Health, Italia, v.17, n.9, p.3.165, 2020.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. Covid-19 e o fim da educação: 1870-1920-1970-2020. Revista História da Educação, v.25, p.1-19, 2021.

PLUUT, H., ILIES, R., CURSEU, P.L., LIU, Y. Social support at work and ate home: Dual buffering effect in the work-family conflict process. About the Jornal. v.146, n.2, p.1-13, 2018.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/60048/40370 Acesso: 20/04/22.

RUAS, C.F.A.; et al. Prevalência de depressão e ansiedade em professores da rede pública na era Covid-19. Cadernos UniFOA, v.2, n.1, p.1-7, 2022.

TEE, Michael L. et al. Psychological impact of Covid-19 pandemic in the Philippines. Journal of Affective Disorders, v.277, p.379-391, 2020.

TOSTES, M.V.; ALBUQUERQUE, G.S.C.; SILVA, M.J.S.; PETTERLE, R.R. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde Debate, v.42, n.116, p.87-99, 2018.

WANG, C.; et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (Covid-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.17, n.5, p.1.729, 2020.

Publicado

2022-07-29

Versões

Como Citar

RIBEIRO DE ALMEIDA, C. M.; ALIANE FONSECA, A.; DANILO SOARES, W. . ANSIEDADE ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 55–62, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5339. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>