PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES

Autores

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Perfil psicomotor. Distúrbios psicomotores.

Resumo

A Educação Física escolar no Brasil vem sofrendo várias alterações desde a sua criação, e, atualmente, influências advindas da psicopedagogia, que trouxe uma nova ideologia de trabalho e um novo sentido à presença da Educação Física na escola: o desenvolvimento psicomotor. A abordagem psicomotora permite a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil psicomotor e os possíveis distúrbios psicomotores em crianças do Ensino Fundamental I, comparar os perfis psicomotores femininos e masculinos. Este projeto de pesquisa se justifica mediante a necessidade de a psicomotricidade estar presente na vida das crianças pois corrige diversos transtornos psicomotores que são encontrados nas aulas de Educação Física, onde os alunos passam maior parte do tempo na frente do computador, celular, vídeo game, trazendo possíveis distúrbios psicomotores. Sujeitos da pesquisa são alunos do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Rodrigues Alves da cidade de Monte Azul – MG. Portanto, nota-se a importância da aplicação da bateria psicomotora em crianças inseridas no âmbito escolar, pois essa ferramenta de avaliação pode detectar de forma precoce algum atraso no desenvolvimento psicomotor da criança, facilitando a intervenção precoce em possíveis distúrbios psicomotores e adaptação na forma do ensino-aprendizagem na infância.

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Referências

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Publicado

2022-07-29 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

KAROLINY MOREIRA CARDOSO, A.; ALMEIDA DE SOUZA , K. . PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 24–34, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5363. Acesso em: 22 dez. 2024.

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