QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR SUBJETIVO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA.

Autores

  • Nágila Gonçalves Silva Araújo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fátima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Beatriz Rezende Marinho da Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Fernanda Muniz Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM
  • Marúcia Carla D’Afonseca Santos Borges Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

10.35258/rn2018081100014

Palavras-chave:

Trabalho Docente; Bem-Estar Subjetivo; Qualidade de Vida.

Resumo

O bem-estar subjetivo é um aspecto que pode incrementar a forma como o indivíduo
percebe a si mesmo e a outras pessoas, resultando no vivenciar satisfatório de
situações do dia a dia e também na forma de se relacionar com o outro. Quanto à
qualidade de vida, entende-se poraspectos da individualidade e da subjetividade de
cada indivíduo com base no seu próprio julgamento pessoal. O objetivo desse estudo
foi identificar os fatores intervenientes do bem-estar subjetivo e na qualidade de vida
dos docentes de ensino superior que trabalham no campus de uma universidade do
Norte de Minas. A amostra foi composta de 22 docentes efetivos, designados e
atuantes no 1° semestre de 2017. Foram utilizados t rês questionários na mensuração
das variáveis que constituem o objeto de estudo: um questionário estruturado para
avaliar as variáveis independentes e dois específicos para a análise das variáveis
dependentes (O Development of the Memorial University of Newfoundland Scale of
Happiness e o Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho). Como procedimento
estatístico, utilizou-se a análise descritiva dos dados através do N, porcentagem,
média, desvio-padrão, significância e Análise de Variância. O nível de significância
adotado foi p≤0,05. Os resultados evidenciaram que existe relação significativa para os
afetos positivos no tempo docente no segundo cargo (p=0,04); afetos negativos quanto
ao turno de trabalho (p=0,02); e nas experiências negativas no vínculo de trabalho
segundo cargo (p=0,05), jornada trabalho segundo cargo (p=0,05), tempo docente no
ensino superior (p=0,05) e turno de trabalho (p=0,05). Já na qualidade de vida
observou-se relevância significante estatisticamente para o domínio físico, no vínculo
instituição superior primeiro cargo (p=0,03) e na jornada trabalho superior primeiro
cargo (p=0,02); domínio no meio ambiente jornada trabalho segundo cargo (p=0,04); e
o domínio social jornada trabalho segundo cargo (p=0,04) e instituição ensino superior
segundo cargo (p=0,02). Conclui-se que de uma forma geral os professores desta
pesquisa possuem um bem-estar subjetivo geral positivo e boa qualidade de vida regular.

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Biografia do Autor

Nágila Gonçalves Silva Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Discente do curso de Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Maria de Fátima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora Docente do curso de Educação Física Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia-GIPESOM.

Beatriz Rezende Marinho da Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Docente do curso de Enfermagem – Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Fernanda Muniz Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM

Mestranda em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM.

Marúcia Carla D’Afonseca Santos Borges, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

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Publicado

2020-01-22

Como Citar

GONÇALVES SILVA ARAÚJO, N. .; DE FÁTIMA DE MATOS MAIA, . M. .; REZENDE MARINHO DA SILVEIRA, . B.; MUNIZ VIEIRA, F. .; CARLA D’AFONSECA SANTOS BORGES, M. . QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR SUBJETIVO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA. RENEF, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 48–64, 2020. DOI: 10.35258/rn2018081100014. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/547. Acesso em: 22 nov. 2024.

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