A IMPORTÂNIA DA EDUCAÇÃO ´FISICA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO CRÍTICO E CONSCIENTE

Autores

Palavras-chave:

. Palavras-Chave: Educação Física Escolar; Desenvolvimento. Estratégias de ensino

Resumo

As atividades físicas experienciadas na infância e na adolescência se caracterizam como importantes colaboradores no desenvolvimento de atitudes e hábitos que podem auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo fisicamente na idade adulta. Identificar os desafios que os professores de educação física se enfrentam no ambiente escolar.: trata-se de revisão de literatura, fundamentada com diversos autores, a acerca da Importância da Educação Física no Ambiente Escolar. Tal pesquisa foi e é de suma importância, visto que a mesma nos fez compreender a importancia da Educação física escolar e que  para lidar com os desafios que emergem na prática diária é fundamental a formação do profissional com vistas a ser capaz de  criar estratégias de ensino que respeitem a diversidade e a realidade em que está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Thiago Eliel; EL TASSA Khaled Omar Mohamad. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 203, Abril de 2015.

ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY,Maria Cristina Rodrigues Azevedo; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicologia: teoria e prática 5.2 (2003): 67-81.

BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança 1.4 (2006): 101-114.

BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, p. 467-483, 2013.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte 1.1 (2002).

BERTINI JUNIOR, Nestor; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27 (2013): 467483.

BOTELHO, Rafael Guimarães; SOUZA, José Maurício Capinussú de. Bullying e educação física na escola: características, casos, consequências e estratégias de intervenção. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education 76.139 (2007).

BOUCHARD, C. Exercise, Fitness and Health: A Consensus of Current Knowledge. Champaign: Human Kinetics, 1990.

CANESTRARO, Juliana de Félix; ZULAI, Luiz Cláudio; KOGUT Maria Cristina. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no

processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. VIII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Vol. 8. 2008.

CASTRO, Juliana Telles de et al. Violência em aulas de educação física: corporalidade, docência e formação. Revista Iberoamericana de Educación (2013). de Educação Física, Conselho Federal. "Código de ética do profissional de educação física." ConScientiae Saúde 3 (2004): 121-129.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 18.1 (2004): 61-80

DARIDO, Suraya Cristina, et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo 15.1 (2001): 17-32.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física na escola. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, p. 64-79, 2005.

FALKENBACH, Atos P. A Educação Física na Escola: uma experiência como professor. Lajeado, UNIVATES, 2002.

FERREIRA, Heraldo Simões; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDesportes. com, Buenos Aires, Ano 18 (2013).

GUEDES, D. P; NETO, J. T. M; GERMANO, J. M; LOPES, V; SILVA, A. J. R. M.

Aptidão física relacionada à saúde de escolares: programa fitnessgram. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 18, N° 2 – Mar/Abr, 2012.

MACHADO, A. F.; ABAD, C. C. C. Manual de Avaliação Física. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte 40 (2018): 215-223

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de, et al. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Motrivivência, 39 (2012): 57-65.

RANGEL, Irene Conceição Andrade. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz. Journal of Physical Education. UNESP (1995): 25-31.

SARMENTO, Graziela. Desenvolvimento da cultura no contexto da Educação Física. (2013): 39-p.

SILVA ILHA, Franciele Roos; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Esportivização da educação física escolar: um dispositivo e seus regimes de enunciação. Movimento 22.1 (2016): 173-186.

SOARES, Carmen Lucía. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física (1996): 6-12.

WEIMER, Weyboll Rocha; MOREIRA, Evando Carlos. Violência e bullying: manifestações e consequências nas aulas de Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36 (2014)

Publicado

2022-09-15

Como Citar

CRUZ, D. E.; CUNHA , A. A. C. da; AMARAL , J. F. . A IMPORTÂNIA DA EDUCAÇÃO ´FISICA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVIDUO CRÍTICO E CONSCIENTE. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 2–16, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5550. Acesso em: 12 nov. 2024.