ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.35258/rn2017070900004Palavras-chave:
Amplitude; Movimento; Postura.Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar as possíveis alterações posturais em estudantes da rede pública de ensino da cidade de Montes Claros – MG. Método: Trata de uma pesquisa de caráter descritivo, quantitativo e transversal. A amostra foi composta por escolares com idade entre12 a 14 anos, ambos os sexos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Participarão da pesquisa 2 turmas, sendo 35 alunos do 6 º ano e 35 alunos do 7º anos do ensino fundamental, totalizado 70 alunos. Resultados: A alteração mais frequente avaliando membros superiores foi a clavícula 28,6% aumentada à direita. E de membros inferiores à alteração mais frequente foi na altura das mãos que foi de 71,4% que ressaltou como esquerdo mais alto. Pode ter como causa escoliose ou hiperlordose. Conclusão: Apesar de ser difícil prever qual alteração postural irá progredir, a avaliação do estudante durante o período de crescimento, demonstrou ser essencial para o diagnóstico precoce e prevenção.