ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Física; ação docente; dificuldades.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a realidade das aulas de Educação Física na rede pública e na rede privada de ensino, buscando identificar, na ação efetiva in loco e no conteúdo das falas, as dificuldades enfrentadas pelos professores no desenvolvimento da sua prática docente. Para a coleta de dados, foram feitas observações de aulas de Educação Física e aplicadas entrevistas a quatro professores, sendo dois de cada rede de ensino. A ideia inicial que motivou a pesquisa era a de que haveria diferença significativa entre as condições de trabalho, a gestão didática, a prática efetiva e o discurso quando comparadas as realidades das aulas de Educação Física entre a rede pública e a rede privada de ensino. Os dados obtidos, entretanto, revelaram os contornos de uma situação bastante semelhante entre tais realidades, sugerindo que o protagonismo do professor é decisivo para a consolidação do não-lugar que a Educação Física ocupa hoje na dinâmica da formação escolar. Em linhas gerais, constatamos a inexistência de uma ação didático-pedagógica efetiva por parte do professor no desenvolvimento das aulas de educação física escolar. Além desse cenário, constatamos também, por meio das falas do professor, que ele parece não tem consciência clara dessa situação, uma vez que ele afirma realizar ações enquanto as observações das suas aulas atestam que essas ações, de fato, não acontecem. Por fim, as dificuldades enfrentadas pelo professor acabam perdendo a relevância nesse cenário uma vez que a falta de expressão da sua ação pedagógica faz com que ele não enfrente dificuldade alguma justamente porque não há nenhuma ação sendo efetivamente desenvolvida.