A ESPERANÇA NO HORIZONTE: AS “BOAS PRÁTICAS” DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Física; Escola; Prática pedagógica.Resumo
Nas discussões atuais sobre a Educação Física no espaço escolar e acadêmico, o foco tem sido as dificuldades encontradas na prática docente e nas formas de enfrentamento dessa realidade problemática. Diante desse contexto, esta pesquisa caminha em sentido diferente e tem como objetivo analisar, no plano de intervenção docente no cotidiano escolar, aulas de Educação Física que caracterizem boas práticas docentes, buscando compreender, em seus determinantes e em sua materialidade, os aspectos que permitem caracterizá-la enquanto tal. Trata-se de um estudo de caso, com caráter descritivo, de corte transversal e abordagem qualitativa. Para identificação da unidade de caso, elegeu-se uma escola de Ensino Fundamental cuja qualidade na intervenção no campo da Educação Física foi destacada pelos professores orientadores do Estágio Supervisionado na Universidade Estadual de Montes Claros. Os procedimentos de coleta de dados foram organizados em quatro etapas, sendo a primeira feita por entrevista com professores orientadores do estágio para identificar a escola/unidade-caso; a segunda etapa foi a caracterização da unidade-caso, tais como análise de documentos, das instalações e da organização funcional da escola; a terceira consistiu numa análise observacional (observação sistemática) de aulas de Educação Física na referida escola; e por último, foi aplicada uma entrevista por pautas (Gil, 2012) ao professor de Educação Física da escola em questão. Os resultados revelam que a realidade educacional se mostra bastante complexa, tendo em vista a finalidade do sistema escolar de formar sujeitos com amplo acesso cultural, críticos e autônomos. Entretanto, essa pesquisa evidencia como é possível desenvolver um trabalho de qualidade e alcançar tais objetivos quando há, por parte do professor, comprometimento e competência para isso.