TESTES DE RESISTÊNCIA ANAERÓBIA CORRELACIONADOS AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Educação Física Escolar; Avaliação física; Índice de Massa Corporal.Resumo
A avaliação dos níveis ideias da composição corporal de crianças é tema de preocupação frente a obesidade infantil, sendo assim o objetivo do estudo foi avaliar o IMC e correlaciono com testes de resistência anaeróbia de velocidade e agilidade, testando a hipótese de que crianças com sobre peso podem executar tarefas de curta duração. Através de uma pesquisa descritiva foram avaliadas 43 crianças (19 meninos e 24 meninas) de idade entre 10 e 12 anos (média 10,85±0,54), estudantes de uma escola privada da Cidade de Osasco, SP, separados por Turma A (TA) e Turma B (TB) onde aferimos o IMC, e testamos a velocidade e a agilidade, separadamente por duas turmas; os dados foram quantificados soba força e luz da estatística descritiva, teste de Mann Whitney, e a correlação de Spearman fazendo uso do software SPSS. Foi observado que o IMC de ambos os gêneros encontram-se normais, não existindo nenhuma diferença significativa entre os gêneros nas variáveis peso, altura; dentre as mensurações da TA o grupo parece muito homogêneo, já na TB os meninos apresentam-se significativamente mais altos que as meninas. Comparando o gênero feminino, as meninas da TA são significativamente mais altas que a TB, enquanto que no gênero masculino nenhuma diferença foi encontrada; quanto as testes não houve diferença entre as turmas. Conferimos que as crianças envolvidas neste estudo estão dentro dos padrões normais de peso, no entanto não foi encontrada nenhuma correlação entre IMC e os testes de velocidade e agilidade.