RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.46551/rn2024152400095Resumo
A dança é considerada uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo. Na escola, as aulas de Educação Física configuram-se como uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem “giros”, “passos” e “performances”, o que proporciona, consequentemente, inúmeros benefícios aos educandos, a exemplo do desenvolvimento de suas potencialidades motoras, cognitivas e afetivas. Tomando como objeto de estudo 4 escolas públicas estaduais, situadas na sede citadina de Januária, Norte mineiro, este estudo descreve e interpreta a presença da dança no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, cujas informações foram substanciadas por um questionário aberto, produzido pelos autores, tendo como público referência 8 professores de Educação Física. Em linhas gerais, o estudo revela que a dança, talvez mais do que se supunha, mostra-se presente, com alguma intensidade, nas aulas de Educação Física. A totalidade dos professores disseram utilizar o Currículo Referência de Minas Gerais como baliza norteadora das aulas, sendo apontados, de forma ambivalente, facilidades e dificuldades para sua efetivação. Por fim, os professores fizeram propostas de possibilidades para um melhor domínio e desenvolvimento da dança nas aulas, a exemplo do aperfeiçoamento dos professores por meio de cursos especializados.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSTA, Denise Ferreira da, et. al. A Educação Física vai além do esporte. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 1, n. 128, 2018.
COSTA, Eduarda Cosentino. A Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: a aula é proporcionada? Por quem? O que se desenvolve e o que realmente se deve desenvolver? E.F. Deportes.com/Revista Digital. Buenos Aires, v. 18, n. 190, março de 2014.
FERREIRA, Saralívia Salum. Dança na escola: um processo de criação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
MERRIAM, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education 2. ed., rev. e ampl. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. Disponível: https://drive.google.com/file/d/1MWIv4JKcei5_OMhpMFF10ENdhgpsH0FW/view
OLIVEIRA, Iara Militão de. Considerações sobre a presença da dança na escola: relato de professores de Educação Física. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Buritis, 2014.
TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2005.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de, et. al. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 3, 2014.
Publicado
Versões
- 2024-08-27 (3)
- 2024-08-14 (2)
- 2024-08-14 (1)